Equipe de Fibra: criança com fibrose cística participa do IronKids em Florianópolis

Comunicação IUPV - 28/04/2022 15:38

Em 23 de abril Igor Ferreira, de quatro anos e diagnosticado com fibrose cística, participou do IronKids, prova que fez parte do calendário de competições do IronMan 70.3 realizado em Florianópolis/SC. Durante toda a experiência, Igor esteve acompanhado dos seus pais, Débora Ferreira e Cleiton Weiss.

Débora, que é presidente da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (ACAM-SC), afirmou que um dia antes da prova, a família foi em busca de inscrições remanescentes para tornar possível a participação de Igor no evento. 

“Felizmente, conseguimos uma vaga e ele ficou eufórico”, contou. A mãe de fibra também relembrou que, ao lado do seu marido, pratica corrida há muito tempo e que em sua casa há um espaço reservado para as medalhas conquistadas nas competições. “O Igor gosta de brincar com elas e já nos viu em algumas provas. Como buscamos sempre incentivá-lo a praticar atividades físicas, quando soubemos do IronMan 70.3 pensamos em inscrevê-lo e deu tudo certo.”

Durante a experiência, Igor teve a oportunidade de circular por toda a cidade e ver os competidores da prova adulta treinando perto da sua casa e a entrega das bicicletas. De acordo com Débora, tudo para ele era uma verdadeira festa.

“Nós três usamos a camiseta do nosso time, a Equipe de Fibra, e ele acordou super animado e feliz quando viu que todo mundo estava uniformizado”, contou. Ela acredita que Igor ainda não sabe o tamanho do significado dessa camisa. “Por enquanto, ele apenas acha o máximo que nós temos camisetas iguais e usamos juntos para praticar esportes. Isso faz com que tudo fique mais leve.”

Igor realizou o percurso de 200 metros. Como a família chegou cedo no espaço da prova, ele teve a chance de fazer o aquecimento coletivo junto com as outras crianças. Para Débora, isso foi importante para que ele perdesse a timidez e fosse bem no desafio.

“Ele finalizou o trajeto e recebeu a sua tão sonhada recompensa, a medalha”, contou a mãe de fibra. Ela também relembrou que essa não foi a primeira prova do Igor. “Sua estreia em competições aconteceu em março de 2020. Na época ele tinha apenas dois anos e ficou envergonhado, por isso meu marido precisou correr ao lado dele. Apesar disso, até hoje ele se orgulha muito da medalha conquistada.”

Débora afirma que a família já está planejando a próxima competição. “Em maio deste ano o IronMan acontecerá em Jurerê Internacional, também em Florianópolis, e faremos o possível para que o Igor também tenha a chance de participar da prova para crianças.”

Você também pode fazer parte da Equipe de Fibra!

Basta inserir a prática regular de atividades físicas no seu dia a dia e começar a se exercitar. Para fazer com essa linda família de fibra e adquirir a sua camiseta da Equipe de Fibra, basta clicar aqui. Saiba mais sobre o time clicando aqui, e em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco