I Jornada Capixaba de Fibrose Cística – 13 e 14/07/12

Instituto Unidos pela Vida - 16/07/2012 14:49

Amigo de Fibra,
Nos dias 13 e 14 de Julho de 2012, a Diretora do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak, participou da I Jornada Capixaba de Fibrose Cïstica, realizada em Vitória / ES.
De acordo com informações dos médicos locais, a fibrose cística  atinge cerca 120 capixabas. A fim de que novos médicos possam conhecer esta patologia, bem como auxiliar na busca de diagnóstico precoce e tratamento adequado, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o apoio das Sociedades Capixabas de Pneumologia (SPES); de Pediatria (Soespe); de Gastroenterologia (Soges); do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e do Laboratório Roche, promoveu a 1ª Jornada Capixaba de Fibrose Cística
Segundo a médica do Centro de Referência de Fibrose Cística do Hospital Estadual Dório Silva, Daniele Menezes Torres, o objetivo principal da Jornada era aprimorar o conhecimento sobre a doença. “Como é uma doença rara, não é todo médico que sabe diagnosticar e manejar. Esperamos que essa jornada ajude a melhorar o diagnóstico. Quanto mais cedo for descoberta, melhor é para o paciente”.
Há dois anos o diagnóstico da fibrose cística passou a ser feito no Espírito Santo por meio da triagem neonatal (Fase III).
A Jornada contou com aulas da Dra. Carmela Maggiuzzo Grindler, Coordenadora Estadual do Programa de Triagem Neonatal de SP; Dra. Terezinha Sarquis Cintra, médica responsável pela Triagem Neonatal  do ES; Dra. Lídia Torres, pneumopediatra, FMRP-USP; Dr. Marcelo Bicalho de Fucio, Hospital das Clínicas, BH-MG; Verônica Stasiak, Psicóloga e Diretora do Instituto Unidos pela Vida; Dra. Roberta de Cássia Nunes Cruz Melotti, pneumopediatra do Programa de FC Infantil do ES e da Dra. Daniele Menezes Torres, pneumologista do Programa de FC do Adulto do ES.
Foram abordadas diferentes questões acerca do diagnóstico e do manejo da Fibrose Cística. Além disto, a maioria dos palestrantes falou sobre a importância da atividade física, da adesão ao tratamento, da fisioterapia, entre outras questões. O interessante é notar que em todos os congressos, jornadas, palestras e aulas sobre FC, os principais temas discutidos e reforçados são estes!!!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco