19 locais em todo o Brasil são iluminados de roxo no Mês da Fibrose Cística 2020

Comunicação IUPV - 16/10/2020 07:06

O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020 foi um verdadeiro sucesso e bateu todos os recordes de divulgação na imprensa e nas mídias sociais. Mas teve outro aspecto da campanha que também fez toda a diferença este ano: as iluminações.

No total, foram 19 locais iluminados em todo o Brasil e tudo isso só foi possível graças a colaboração de voluntários, parceiros e associações de assistência à fibrose cística de todo o país. Abaixo, listamos todos os locais iluminados neste Setembro Roxo:

Curitiba/PR

Jardim Botânico, Torre da RPC, Arena da Baixada e Câmara Municipal (parcerias feitas pelo Unidos pela Vida)

Belo Horizonte/MG

Torre Alta Vila (parceria com a Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose (AMAM)

Águas Mornas/SC

Unidade Básica de Saúde Central (parceria viabilizada pela mãe de fibra Andréia Graupner)

Lauro Müller/SC

Prefeitura Municipal de Lauro Müller

Recife/PE

Prédio da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e a Torre da Globo Nordeste (parceria viabilizada pela Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes)

Porto Alegre/RS

Estádio Beira-Rio (parceria viabilizada pela Associação Gaúcha de Assistência à Mucoviscidose (AGAM)

Brasília/DF

Câmara dos Deputados, Senado Federal e Hospital da Criança (o hospital foi viabilizado pelos profissionais da saúde e os outros dois locais pelo Unidos pela Vida)

Fortaleza/CE

Praça Portugal (parceria viabilizada pela Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose (ACEAM)

Campo Grande/MS

Câmara Municipal de Campo Grande (parceria viabilizada pela mãe de fibra Cláudia Shipanski)

São Paulo/SP

Prédio da FIESP (parceria feita pelo Unidos pela Vida)

Salvador/BA

Arena Fonte Nova (parceria feita pelo Unidos pela Vida)

Hortolândia/SP

Ponte Estaiada (parceria viabilizada pelo pai de fibra Wesley Daniel de Souza)

A Flávia Ferrario é vice-presidente da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes. Ela ressalta a importância das iluminações para chamar atenção para a causa em nosso país.

“Pincelamos nossa cidade de roxo e foi muito emocionante. Há um ano estávamos reformulando a associação e foi muito difícil. Ligamos para várias rádios e jornais e as pessoas não deram muita atenção pra gente. Mas depois de um ano de muito trabalho, tudo mudou e recebemos ligações de pessoas querendo participar, convites para realizar eventos e fomos muito bem recebidos por todos os órgãos que procuramos para viabilizar a parceria. Foi com muita emoção que vimos a Torre da Globo Nordeste, o Prédio da Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região aqui em Recife, Pernambuco, cintilarem de roxo em alusão à nossa campanha”.

A Larissa Araújo faz parte da (parceria com a Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose (AMAM), associação que conseguiu a iluminação da Torre Alta Vila em Belo Horizonte. Ela conta que viabilizar esta iluminação fez toda a diferença para as ações da campanha no estado.

“Por conta da pandemia os eventos presenciais não aconteceram, mas não temos dúvidas de que as iluminações tornaram a campanha ainda mais especial. A Torre Alta Vila é um dos pontos mais altos da região central de Belo Horizonte e estamos felizes demais por ter contribuído com as ações que coloriram o Brasil de roxo este ano”.

O Unidos pela Vida – Instituto brasileiro de Atenção à Fibrose Cística agradece imensamente a parceria de todos que viabilizaram as iluminações em 2020. Juntos, colorimos o nosso país de roxo e demos mais visibilidade para a nossa causa.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco