Equipe de Fibra: Jovem com fibrose cística se prepara para ganhar faixa preta no judô

Comunicação IUPV - 04/09/2022 09:25

Morador de Maceió/AL, Pedro Anísio tem 15 anos e foi diagnosticado com fibrose cística aos seis meses de vida por meio do Teste do Suor. Como a realização de exercícios físicos é parte fundamental do tratamento para a doença, aos quatro anos, iniciou a prática regular de judô e não parou mais. Agora, está no processo de preparação para ganhar a faixa preta do esporte no final de 2022.

Pedro relembra que recebeu muito incentivo para a prática do esporte desde o início. “A minha família sempre esteve ao meu lado e me motivou em todos os sentidos. Quanto mais eu aprendia e crescia, mais aumentava o meu interesse pela modalidade.” Para ele, conquistar a tão sonhada faixa preta é uma grande vitória. “Estou me dedicando para que tudo dê certo e assim, quando o calendário esportivo do Estado acabar, eu receba a graduação.”

Rede de apoio

Maria Renê Dias Pinto e Herlandson de Souza são pais de fibra do Pedro e afirmam que sempre lutaram para que o esporte fizesse parte da vida do filho. “Incentivamos desde o começo pois sabemos que a prática esportiva faz bem para a saúde de todos nós, e para quem tem fibrose cística não é diferente. Realizar exercícios é sinônimo de saúde e qualidade de vida.”

Os pais contam que o crescimento do Pedro no esporte foi gradativo e o apoio da Associação dos Faixas Pretas de Alagoas (AFPA) fez toda a diferença para que ele persistisse no esporte. “Lá eles ensinam o verdadeiro sentido do judô para a formação de atletas e pessoas. Nessa academia, o Pedro não é tratado com indiferença por ter fibrose cística, pois ele mesmo mostra que a doença não o limita em nada.” De acordo com Maria Renê e Herlandson, tanto nos treinos diários, quanto nas competições, Pedro sempre se dedicou ao máximo e competiu de igual para igual com todos os demais atletas. 

Conquista de fibra

Pedro será o primeiro atleta da base da AFPA a receber a faixa preta de judô. “Até onde sabemos, ele também será a primeira pessoa com fibrose cística em Alagoas a conquistar essa graduação. Sem dúvidas, será um feito enorme para ele e para nós, como pais que sempre incentivaram a prática de esportes, pois sabemos que a doença não é nenhum entrave na vida do nosso filho”, reforçaram Maria Renê e Herlandson.

Para finalizar, Pedro afirma que o diagnóstico para fibrose cística não deve ser visto como um limitador na vida, mas sim como um aliado para que as pessoas com a doença possam mostrar a todos do que são capazes. “Eu sempre digo que a prática de esportes é algo fundamental para a nossa saúde física e também para a vida pessoal. Incentivo todos que estão ao meu redor a escolherem uma modalidade e iniciarem a prática, pois além de formar atletas, o esporte também forma pessoas de bem e saudáveis”, finalizou. 

Faça parte da Equipe de Fibra!

Basta inserir a prática regular de atividades físicas no seu dia a dia e começar a se exercitar. Para adquirir a sua camiseta da Equipe de Fibra, basta clicar aqui. Saiba mais sobre o time clicando aqui, e em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco