João Simão lança livro e conta sua história de luta e superação com a Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 20/04/2020 14:05

O jovem mineiro João Simão da Silva Neto, de 17 anos, foi diagnosticado com Fibrose Cística aos 3 meses de vida e atualmente mora na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. No dia 31 de março de 2020, João realizou um grande sonho, lançando seu livro “João Simão – o guerreiro sonhador”, onde ele conta um pouco da sua história e da sua vida com a Fibrose Cística. O livro, que também conta com depoimentos de médicos que atenderam ou ainda atendem o João no Hospital Infantil João Paulo II e de outros funcionários do local, também contou com a ajuda da Andréa Matos, advogada e socióloga que o auxiliou na organização e na escrita do material.

No lançamento, o João disponibilizou 200 exemplares do material, lote que se esgotou rapidamente em poucos dias. Infelizmente, por conta do alto custo de impressão, ainda não há a previsão de uma nova remessa da publicação. João e sua família seguem em busca de patrocinadores para imprimir novas unidades do livro. Caso você tenha interesse em ajudar ou queira encomendar uma cópia, entre em contato pelo telefone (31) 99972-9444 para falar diretamente com a Andréa.

Para o João, lançar o livro foi uma verdadeira alegria e a realização de um objetivo que vislumbrava há muito tempo, e que com a ajuda da sua família e da equipe que faz seu acompanhamento no Hospital Infantil João Paulo II, conseguiu realizar.

“Tudo começou com a minha vontade de participar do jornal que a Associação Mineira de Assistência à Mucoviscidose (AMAM) produzia. Eu sempre quis fazer parte do time que escrevia e ajudar. Infelizmente, desde que comecei a utilizar oxigênio 24 horas por dia, tudo ficou um pouco mais difícil. E foi aí que a ideia de escrever o livro surgiu. Tive apoio de toda a equipe médica que me acompanha, principalmente da minha Psicóloga Raquel Nogueira Duarte, e dos meus amigos. Todos foram fundamentais para que o livro se tornasse realidade”, contou João.

O João segue com sua rotina de tratamento para a Fibrose Cística e afirma que continua com seu maior objetivo de, a cada dia mais, ter mais saúde e qualidade de vida.

“O tratamento para a Fibrose Cística pode ser difícil em alguns momentos, tomar bastante tempo do meu dia, mas eu enxergo como um processo necessário e que só me faz bem, que me ajuda a ser mais saudável, por isso sigo com tudo que é recomendado. Para todas as pessoas com Fibrose Cística, minha mensagem é: tenham fé! Apesar dos obstáculos que podem aparecer em nossa vida, nós podemos realizar os nossos sonhos. Sigam sempre com a cabeça erguida e não desistam nunca”, finalizou.

Nota importante:As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco