Mesa do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística debaterá acesso a tratamentos e políticas públicas

Comunicação IUPV - 13/11/2020 12:17

Para garantir o direito de acesso ao tratamento para todas as pessoas com fibrose cística do país e fortalecer a luta por melhorias em políticas públicas, a atuação de múltiplos atores é extremamente necessária. E esse será o foco de debate da mesa Acesso aos tratamentos: engajamento, múltiplos atores e políticas públicas, do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística.

O evento, 100% online, acontece nos dias 20 e 21 de novembro, é aberto a todos os interessados no tema e está com as inscrições abertas no sitecongresse.me/eventos/simposiofc2020.

Integrarão essa mesa a vice-presidente da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (InspirAR) e mãe de uma criança diagnosticada com fibrose cística, Flávia Ferrario, o presidente da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), da Associação Paranaense de Assistência à Mucoviscidose (AAMPR) e vice-presidente da Associação Latino-americana de Fibrose Cística, Sérgio Sampaio e a psicóloga, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos de idade.

Durante o debate será abordada a relevante atuação de profissionais da saúde, associações de assistência, familiares e pessoas com fibrose cística na defesa dos seus direitos e o atual cenário da fibrose cística no Brasil.

“Nesta mesa trarei um relato de vida real, traçando a importância dos vários atores no cenário da fibrose cística e falando das associações, familiares e pacientes como membros indispensáveis no acesso ao tratamento e diagnóstico. Precisamos entender que, para acessarmos todos os novos tratamentos e tecnologias que estão sendo desenvolvidos mundialmente, a participação dos familiares e das associações é um fator fundamental”, conta Verônica Stasiak.

Você pode conferir a programação completa do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística e se inscrever em congresse.me/eventos/simposiofc2020. O evento é uma realização do Unidos pela Vida, com apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Abram, e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco