Painel do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística tratará de saúde mental

Comunicação IUPV - 03/11/2020 15:54

Viver com uma condição de saúde rara, como a fibrose cística, traz vários desafios para as pessoas diagnosticadas com a doença e seus familiares.Nesse sentido, falar sobre saúde mental é cada vez mais necessário. Por isso o assunto será  pauta do segundo painel  do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, intitulado Os desafios vividos na realidade: saúde mental e outras complexidades.

Integrarão o painel a psicóloga Dra. Sandra Pereira Impagliazzo e a Dra. Marise Basso Amaral, Doutora em Educação, vice-diretora do Unidos pela Vida e mãe de um adolescente diagnosticado com fibrose cística. A mediação ficará por conta da pneumologista pediátrica Dra. Luciana Monte.

Neste painel serão levantadas questões relacionadas a esse assunto sob a ótica do profissional da saúde e dos familiares. As discussões irão enfatizar o cuidado, o manejo das situações complexas, as questões de adesão, educação e engajamento de pacientes, familiares e equipes de saúde.

“Minha participação no simpósio trará o resultado de todo o investimento e experiência que tenho adquirido desde que recebi o diagnóstico para fibrose cística do meu filho. Ultimamente tenho me dedicado a estudar e investigar por meio de entrevistas com pessoas com a doença e seus familiares, questões relativas a políticas públicas, jornada do paciente, complexidade de viver com uma doença rara e as várias dimensões envolvidas na luta pela incorporação de novas tecnologias. Todas essas questões serão levantadas”, conta a  Dra. Marise Basso Amaral.

Você pode garantir a sua vaga no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística acessando congresse.me/eventos/simposiofc2020. Neste endereço você também encontra a programação completa do evento.

O evento é uma realização do Unidos pela Vida, com apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco