Suplementação de ácidos graxos poli-insaturados em pacientes com fibrose cística: uma revisão de literatura

Comunicação IUPV - 22/02/2021 07:14

Resumo da pesquisa realizada por Débora Siqueira Trindade e Gabriella Pinto Belfort Araujo. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre fibrose cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2020 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Pacientes com fibrose cística (FC) apresentam alteração no metabolismo de ácidos graxos, mesmo diante da ausência de insuficiência pancreática. O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da suplementação de ácidos graxos poli-insaturados (AGPI) em pacientes com fibrose cística.

Foi realizada uma revisão de literatura, do tipo narrativa, por meio da busca de artigos científicos indexados nas bases de dados: PubMed, Lilacs e Scielo. Observou-se escassez de pesquisas neste tema e alta variabilidade nas doses e nas formas de suplementação utilizadas nos estudos, sendo a suplementação de ácidos graxos ômega 3, a mais recorrente. Os ácidos graxos ômega 3, foram eficazes em reduzir as concentrações plasmáticas de ácido araquidônico, aumentar as concentrações de ácido docosahexaenoico e reduzir marcadores inflamatórios (interleucina 8 e leucotrienos B5).

Em relação à melhora de parâmetros clínicos os achados são controversos. Não foram identificados efeitos adversos diante da suplementação de AGPI. Contudo, são necessários mais ensaios clínicos randomizados, com amostras maiores, para que seja confirmado o efeito da suplementação sobre sinais clínicos e para que sejam estabelecidas as doses e forma ideais para suplementação.

Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco