Histórico de implantação de um Centro de Referência no tratamento da Fibrose Cística e uma experiência de interconsultas com a Psicologia

Comunicação IUPV - 22/12/2019 10:29

Resumo de pesquisa realizada por Carla Cristina Borges, Aline Carneiro Bezerra e Denise Radesca Alvares Scaff. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre Fibrose Cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2019 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
Este artigo descreve a realização de um projeto de pesquisa desenvolvido por um grupo de pesquisadores de Psicologia, junto à equipe de profissionais e usuários do programa de Fibrose Cística de um centro de referência no tratamento da doença, localizado na região Norte do Brasil.
Foi dado ênfase ao resgate da história da criação do Programa dentro da Instituição, através de entrevistas com funcionários da Instituição e a realização de Interconsultas, junto à profissionais de diferentes áreas do Programa.
Pelo levantamento histórico, o Programa de Fibrose cística foi criado por iniciativa dos próprios profissionais envolvidos no atendimento desses pacientes e não pela Instituição. Já as Interconsultas mostraram a importância da integração do Psicólogo na equipe multiprofissional, no sentido de organizar as demandas que se apresentam no contexto do adoecimento crônico, oriundas tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos no tratamento.
Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco