Terapia nutricional e qualidade de vida em crianças com Fibrose Cística: uma revisão integrativa

Comunicação IUPV - 05/01/2020 12:13

Resumo de pesquisa realizada por Milena Naomi Kozima e Cíbele Pereira Kopruszynski. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre Fibrose Cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2019 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
O objetivo da pesquisa foi verificar os efeitos da terapia nutricional no desenvolvimento e na qualidade de vida de crianças com Fibrose Cística. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a revisão integrativa, por meio de busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed e BVS (MEDLINE), publicados entre os anos 2015 e 2018. A busca resultou em 2644 artigos, destes 2036 foram excluídos devido ao ano de publicação fora do estabelecido. Também foram excluídos 214 por serem revisões e 42 em outros idiomas.
Após a aplicação desses critérios de exclusão, restaram 352 artigos para leitura dos resumos, dos quais 336 foram excluídos por não apresentarem relação com a questão norteadora. Apenas 16 artigos foram elegíveis para leitura na íntegra, sendo que destes, 8 eram duplicados, totalizando 8 artigos.
Os artigos selecionados apontaram uma associação entre o estado nutricional e a qualidade de vida em crianças com Fibrose Cística. Através da análise dos artigos, emergiram duas categorias temáticas: acompanhamento a longo prazo e qualidade de vida dos portadores de Fibrose Cística. Os artigos apontam que a terapia nutricional influencia positivamente na qualidade de vida das crianças. A terapia nutricional deve iniciar logo após o diagnóstico, a fim de evitar complicações relativas à doença, propiciando maior expectativa e qualidade de vida às crianças.
Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco