Programa Educacional do Instituto Unidos pela Vida leva informação sobre Fibrose Cística em diversos ambientes

Instituto Unidos pela Vida - 27/05/2014 11:03

UFPR prof dr Rui Pilotto 15-05Um dos projetos que fazem parte do Programa Educacional do Instituto Unidos pela Vida, o “Fibrose Cística nas Universidades”, tem como objetivo propagar informações sobre a doença aos futuros profissionais da saúde, de maneira íntegra, descontraída e complementar ao conteúdo visto em sala de aula.

Não diferente, as “Palestras Informativas” tem a mesma finalidade, e é voltado para públicos que não fazem parte destas salas de aula. Só em maio foram três encontros em Curitiba que impulsionaram o trabalho já realizado pelo Instituto.

No último sábado, dia 24 de maio, a diretora geral Verônica Stasiak Bednarczuk esteve com 42 estudantes de psicologia da FEPAR – Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, na disciplina Processo Saúde e Doença da profª Dra. Adriana Zadrozny.

Para Quezia Mattos, aluna de Psicologia da FEPAR, “a palestra foi interessante, informativa e cativante! Eu nunca tinha ouvido falar sobre fibrose cística e não fazia ideia dos sintomas e consequências. Ouvir o relato de alguém que vive o problema gera sempre mais interesse, pois, gera empatia no ouvinte justamente por não ser o relato da história de alguém que a gente nunca viu, mas de alguém que tá na nossa frente, expondo sua própria experiência e vida pra fazer com que a sociedade se conscientize da gravidade da sua própria condição e da de outros. Fazer esse tipo de evento nas universidades é de fundamental importância, pois, traz a realidade e a prática pra dentro de um contexto tão teórico e, por que não dizer, intangível.”

Na Universidade Federal do Paraná, na disciplina de genética, a diretora do Instituto foi convidada pelo profº dr. Rui Pilotto para proferir a palestra para 57 alunos de medicina no dia 15 de maio.

“O FC nas Universidades vai além do embasamento teórico e traz na prática temas poucos discutidos pelos profissionais da saúde hoje em dia. A Fibrose Cística é uma doença genética, ainda sem cura, e que precisa ser diagosticada e tratada precocemente”, afirma Verônica.

No dia 14 de maio, o Instituto Unidos pela Vida também marcou presença na Faculdade Integral SIEN de Curitiba, durante a Semana de Enfermagem, palestrando para aproximadamente 30 alunos do curso técnico em enfermagem da profª Deise Rodege.

No último sábado de abril, cerca de 30 jovens da Igreja Católica no bairro Mercês, em Curitiba também receberam uma Palestra Informativa sobre a Fibrose Cística e conheceram o trabalho do Instituto.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco