A importância do quadripé de tratamento na fibrose cística | Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 18/05/2021 16:44

Em 17 de maio de 2021 foi ao ar a videoaula de estreia da nova temporada do projeto Rodando o Brasil Online, realizado pela Vertex em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

A temática da transmissão foi a importância do quadripé de tratamento na fibrose cística: fisioterapia, atividade física, nutrição e medicamentos, e contou com a participação da fundadora do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, do coordenador da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira, e dos fisioterapeutas, Dr. Evanirso Aquino e Bruna Ziegler.

Em sua fala de abertura, Verônica fez uma retrospectiva de todas as videoaulas realizadas na primeira temporada do Rodando o Brasil, em 2020, além de compartilhar os números alcançados na edição. Você pode rever todas as transmissões do ano passado clicando aqui.

Cristiano Silveira, que é presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), Diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Instituto, e pai de um adolescente diagnosticado com fibrose cística, contou sobre a criação da Equipe de Fibra, projeto que idealizou e coordena dentro do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida, e falou sobre a importância da prática de exercícios físicos para pessoas com fibrose cística.

“Por meio da Equipe de Fibra, buscamos sempre mostrar que as atividades físicas são parte fundamental da rotina de tratamento de quem tem a doença. Sabemos que não serão todas as pessoas que vão conseguir praticar com alta performance, mas o importante é inserir o exercício no dia a dia, sempre aliado com as outras etapas do tratamento, como a realização da fisioterapia respiratória, uso de medicamentos e nutrição. Isso forma o quadripé que tanto falamos e que traz um ‘reforço’ importante para a saúde de quem fibrose cística.”

Dr. Evanirso Aquino, que participou de todas as videoaulas da primeira edição do Rodando o Brasil Online, relembrou os principais pontos tratados durante as transmissões que tiveram como temática principal a fisioterapia respiratória.

“Todo o programa que preparamos ano passado foi baseado em um novo modelo de assistência fisioterapêutica em pessoas com fibrose cística. Falamos muito sobre a importância da fisioterapia respiratória para quem tem a doença, sobre os principais dispositivos indicados, as características de cada técnica e a importância da atividade física neste cenário. Com tudo isso, nosso objetivo é diminuir, por meio da realização de um tratamento mais eficiente, a sobrecarga do dia a dia de quem tem a doença, que envolve não apenas essas etapas de cuidados, mas trabalho, estudo, entre outras atividades. O ideal é que a atividade física seja um hábito na rotina de todos, em especial de quem tem fibrose cística.”

Para finalizar, a fisioterapeuta Bruna Ziegler, compartilhou informações específicas sobre a relação entre a atividade física e a fisioterapia respiratória para o tratamento da fibrose cística.

“Manter os pulmões saudáveis é algo muito importante para quem tem a doença e isso envolve muitas coisas, desde a saúde mental até a manutenção do quadro nutricional, o uso de medicamentos e a fisioterapia. Além disso, a prática regular de atividades físicas é algo fundamental, pois ela aumenta a expectativa de vida, ajuda na manutenção da densidade mineral óssea, altera a viscosidade do muco, entre outros benefícios”.

Você pode conferir a participação completa de todos os convidados desta videoaula clicando no link abaixo. E caso ainda tenha dúvidas sobre a temática, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br, e acompanhe toda a segunda temporada do Rodando o Brasil Online. A próxima transmissão acontece no dia 24/05, às 19h, com uma roda de conversa para conhecermos mais sobre a rotina  de tratamento de quem tem fibrose cística. Assista clicando aqui

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco