365 pessoas de todo o Brasil participaram da Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 29/09/2020 14:03

Entre os dias 01 e 26 de setembro de 2020 foi realizada a Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística. O evento fez parte do calendário oficial de ações do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística e buscou incentivar a prática de atividades físicas entre pessoas com Fibrose Cística, familiares, amigos e toda a população brasileira.

Participaram 365 pessoas, entre atletas profissionais e amadores dos quatro cantos do Brasil e todos puderam escolher entre os percursos de 1km, 5km, 10km e 21km para participação na prova. Além disso, cada atleta ficou livre para escolher onde se exercitar e realizar o percurso escolhido seguindo todas as recomendações de proteção e segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No total, participaram da corrida 40 pessoas com fibrose cística, sendo destas cinco transplantados. E o estado com mais participação foi o Espírito Santo, com 81 atletas. A Rosiene Conti faz parte da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES) e integrou o time de organização e realização da corrida, além de ter participado da prova, afirma que o evento tornou o calendário de ações do Setembro Roxo ainda mais especial.

“Ano passado fizemos a corrida presencialmente mas este ano, por conta da pandemia, isso não foi possível. Por isso, tivemos a ideia de fazê-la totalmente virtual e foi um sucesso. Unimos forças com voluntários e apoiadores e a corrida saiu. Fico muito feliz por ter participado deste projeto e espero que nos próximos anos a gente possa seguir realizando esse tipo de evento para alcançar a comunidade de todo o Brasil”, afirmou Rosiene.

Além do Espírito Santo, outros estados que se destacaram no número de inscritos foram: Rio de Janeiro (57), São Paulo (46), Sergipe (43) e Paraná (31).

O Coordenador da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira, também fez parte da organização da corrida e completou 21km na sua execução da prova. Para ele, o evento foi a oportunidade que todos precisavam para retomar a prática de atividades físicas neste período de pandemia.

“Todo mundo estava em casa e os exercícios físicos não eram mais a prioridade. Com a corrida, todos se animaram e voltaram a treinar para realizar a prova. Termos 40 pessoas com fibrose cística participando é, sem dúvidas, um resultado muito expressivo e a ideia a partir de agora é que mesmo que as corridas presenciais retornem no próximo ano, a corrida e caminhada virtual permaneça para que todos possam participar e reforçar a importância da prática de atividades físicas para o tratamento da fibrose cística e para a saúde de todos nós”, afirmou.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística agradece imensamente a todos que apoiaram e participaram deste lindo evento, em especial ao Lúcio Caliman, Rosiene Conti, Gabriela Correia, Cristiano Silveira, Marise Basso Amaral, ao time da Revista Minha e à Tamy Cecy.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco