Revisão das alternativas terapêuticas para as infecções recorrentes na fibrose cística

Comunicação IUPV - 12/04/2021 10:28

Resumo da pesquisa realizada por Fernanda Marques Pacheco, Matheus de Sousa Melo Morais, Eder Soares de Almeida Santos, Anna Luiza Silva Carvalho e Matheus Lavorenti Rocha. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre fibrose cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2020 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

A fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica recessiva caracterizada por aumento da viscosidade e superprodução das secreções mucosas. Em decorrência disso, há aumento de infecções principalmente por P. aeruginosa, S. aureus, B. cepacia, Streptrococus spp, entre outras.

Visto que infecções multirresistentes são frequentes em pacientes com FC, este estudo tem como objetivo realizar análise de literatura no período de 2010-2020 nas bases de dados Science Direct, Scopus e Pubmed e compilar trabalhos mostrando a eficácia de substâncias e possibilidades terapêuticas contra bactérias comumente encontradas em pacientes com FC.

A partir da análise em questão foi possível observar que diversos grupos de pesquisas têm estudados infecções em pacientes com FC e apresentam substâncias novas e promissoras nesse âmbito. Assim, pode-se inferir que, no futuro possivelmente haverá novas opções terapêuticas capazes de beneficiar pacientes com FC.

Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco