Equipe de Fibra em Salta: Gabriel Ciochetta

Comunicação IUPV - 17/10/2018 11:07

Gabriel Ciochetta tem 34 anos e nasceu na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Ele será um dos representantes da Equipe de Fibra, projeto do Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, nos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados. O evento será realizado na cidade de Salta, na Argentina, entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro de 2018.
Fibrose Cística: o diagnóstico
Nosso atleta de fibra foi diagnosticado com Fibrose Cística logo no início da vida, quando tinha apenas 1 ano e 2 meses de idade. Na época, o principal sintoma apresentado era a diarreia, um dos sinais mais comuns causados pela doença.
O sintoma logo foi relacionado com a Fibrose Cística e o diagnóstico realizado por meio do Teste do Suor. A partir disso, o tratamento foi iniciado. Desde essa época até os dias de hoje, Gabriel aderiu muito bem ao tratamento e nunca teve problemas para seguir o que era recomendado pelos médicos.
Transplante pulmonar
Apesar da excelente adesão ao tratamento para a Fibrose Cística, aos 27 anos, Gabriel precisou realizar um transplante pulmonar. A espera pelo procedimento levou 1 ano e 3 dias e ele nunca teve dúvidas ou questionou a necessidade do transplante. “Realizar o transplante era a única forma de tratamento, então sempre apostei nisso”, ressaltou Gabriel.
Após o procedimento, grande parte das dificuldades desapareceram da vida de Gabriel. “Minha vida após o transplante é a melhor possível! Agora faço todas as atividades que antes não conseguia fazer por conta da baixa função pulmonar”, ressaltou.
Atividade física passou a fazer parte da rotina!
Gabriel sempre gostou de praticar atividades físicas, mas a baixa função pulmonar o impedia de praticá-las. Após o transplante pulmonar, essa realidade mudou completamente. “Todas as atividades físicas que eram impossíveis de realizar antes se tornaram possíveis após o procedimento e me dá muita satisfação realizá-las diariamente”, disse Gabriel.
O atleta da Equipe de Fibra realiza várias atividades, como aula de tecido acrobático, corrida, caminhada, vôlei de areia e ciclismo. “Realizar essas atividades é sempre garantia de muita diversão com minha esposa e familiares. Essa, sem dúvidas, é a melhor parte”, afirmou.
Veremos o Gabriel em Salta!
Gabriel afirma que aceitou de imediato o convite para ser um dos representantes da Equipe de Fibra nos jogos de Salta. “Com certeza aceitei o convite! Adoro praticar esportes e espero conseguir finalizar a prova e divulgar a doação de órgãos na competição”.
A expectativa para os jogos está alta e Gabriel é grato pela oportunidade que o transplante pulmonar lhe deu. “Gostaria de agradecer imensamente a equipe da Santa Casa de Porto Alegre, a equipe do Dr. Camargo e também agradecer a família de todos os doadores de órgãos, em especial à família do meu doador. Além disso, também preciso agradecer minha família, que sempre esteve ao meu lado e, principalmente, minha amada esposa, Fernanda”, disse Gabriel.
Toda a equipe do Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística está na torcida pelo Gabriel e por todos os outros integrantes da Equipe de Fibra nos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados. Boa sorte, Gabriel! Estamos torcendo muito por você!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco