Eventos online com muita informação marcaram o Setembro Roxo 2020 da ACAM-SC

Comunicação IUPV - 08/10/2020 08:05

O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020 foi um pouco diferente dos anos anteriores. Os eventos presenciais sempre realizados nos quatro cantos do país, este ano, deram lugar para as atividades online e midiáticas.

Mas, mesmo com essa mudança, a campanha foi super especial e levou informações sobre a fibrose cística para toda a população. Assim como o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (ACAM-SC) também optou pela realização das atividades online, com um calendário incrível de lives que foram realizadas na página da associação no Instagram.

As ações tiveram início no dia 01 de setembro, com a live Conversa sobre Adultos com a Dra. Concetta Esposito. No dia 04 de setembro, o evento Como identificar uma exacerbação pulmonar contou com a participação do Pneumologista Pediátrico, Dr. Eduardo Piacentini. Clique aqui para rever a transmissão.

E o calendário de ações continuou no dia 08 de setembro, com a live Recursos Lúdicos na Fisioterapia, com a presença da Fisioterapeuta Patrícia Keil. Clique aqui e assista o evento completo. No dia 11 de setembro a Dra. Carla Cristina Souza Gomez foi quem comandou a transmissão e falou sobre como é feita a higienização correta do nebulizador. Você também pode ver ou rever a transmissão clicando aqui.

Webinário

No dia 15 de setembro de 2020 o time da ACAM-SC realizou o Webinário para Capacitação de pacientes, familiares e profissionais da saúde. O eventou com a participação do Dr. Norberto Ludwig Neto, da Dra. Adriana de Siqueira Carvalho Knabben, da Dra. Tayná Castilho, do Dr. Vinicius Renê Giombelli, do Dr. Luiz Cutolo, da Dra. Maristela Alves Naibo e da Dra. Sônia de Lima.  No dia 18 de setembro foi realizada a live Fisioterapia Respiratória: técnicas de Higiene Brônquica com a Fisioterapeuta Francieli Mucha.

E no dia 22 de setembro foi realizada a live sobre fibrose cística e hipertrofia com a participação da Nutricionista Daniela Muniz. Clique aqui para assistir. No dia 29 de setembro aconteceu a live Dica de exercício físico como tratamento e autocuidado com a Educadora Física, Aline Brito. E para finalizar as agendas de evento, foi realizada uma Roda de Conversa sobre Transplante com a participação do Alan Philippsen, diagnosticado com fibrose cística e transplantado pulmonar, e Katia Regina Bohn, também transplantada pulmonar.

De acordo com o presidente da ACAM-SC, Alcione Donisete Mota, a realização dos eventos online este ano acabaram ampliando o número de pessoas que participaram das atividades quando comparado com os anos anteriores.

“As lives contaram com a participação de profissionais capacitados e que levaram informações de qualidade para nossos associados e também para todos que tiveram a oportunidade de acompanhar os eventos. Sabemos que este ano, por conta da pandemia, nenhuma atividade presencial pode ser realizada, mas apesar de diferente, mesmo com esta mudança, a campanha se fortaleceu ainda mais. Agradecemos a todos que participaram das ações que realizamos este ano e esperamos contar com vocês nas próximas ações da ACAM-SC”, afirmou Alcione.

Você pode acompanhar a ACAM-SC no Instagram clicando aqui. Aproveite para também acessar o site da associação, no endereço www.acam.org.br/.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco