Participe do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 23/10/2020 12:32

As inscrições para o 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística já estão abertas. O evento, 100% online, acontece nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, na plataforma Congresse.me. Clique aqui e garanta já a sua vaga. 

Promovido pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, o evento foi pensado para, num formato inédito no Brasil, reunir toda a comunidade da fibrose cística: pacientes, familiares, membros de associações de assistência, pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde e demais envolvidos.

“Após o Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística que mostrou para todo o Brasil um pouco mais sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com a doença e seus familiares, chegou o momento de aprofundarmos outros assuntos importantes, do ponto de vista de médicos, pacientes e familiares. Sempre sentimos falta de um evento que reunisse todas essas vozes, tanto no palco quanto no público”, afirma a psicóloga, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

Temática e programação 

O tema “Conquistas, desafios e perspectivas” norteará todas as mesas e painéis, que vão trazer um panorama sobre a realidade da fibrose cística no país nos últimos 10 anos, promovendo uma reflexão sobre de onde viemos, onde estamos e compartilhando perspectivas de avanços para o futuro.

A programação foi criada por um Comitê Técnico, formado por: Cristiano Silveira, biólogo e presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ); Dra. Luciana Monte, pneumologista pediátrica do Hospital da Criança de Brasília; Dra. Miriam Figueira, tem fibrose cística é biomédica e está cursando pós-doutorado na Carolina do Norte (EUA); Dr. Miquéias Lopes-Pacheco, investigador júnior na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Dr. Vinícius Bednarczuk de Oliveira, pós doutor em Ciências Farmacêuticas e gestor científico do Instituto Unidos pela Vida; Dra. Marise Basso Amaral, doutora em Educação e vice-diretora do Instituto Unidos pela Vida; Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida; e Adriana Nery da Fonseca, gestora de projetos e relações internacionais do Instituto Unidos pela Vida.

De acordo com Cristiano Silveira, presidente do Comitê, construir uma programação plural e acessível para todos os públicos foi um dos grandes desafios. “Estamos sempre participando de eventos nacionais e internacionais que trazem conteúdos importantes e atualizados sobre a realidade da fibrose cística no Brasil e no mundo. O objetivo com esse simpósio é levar novas informações sobre o tema para toda a nossa comunidade, com uma linguagem descomplicada e de fácil entendimento. Foi isso que buscamos desde a idealização do projeto até a definição da sua programação. Queremos que todos os participantes se sintam representados no evento, que será uma verdadeira jornada sobre a realidade da fibrose cística nos últimos 10 anos no Brasil”.

Confira a programação completa:

DIA 20/11 (sexta-feira)

14h00

Painel 1 | De onde viemos: a evolução do cenário da fibrose cística no Brasil na última década

Com: Dr. Luiz Vicente Ribeiro, Cristiano Silveira e Verônica Stasiak Bednarczuk (mediação)

Sinopse: Tratamento, diagnóstico, acesso, trabalho em rede: tudo o que temos hoje na Fibrose Cística é fruto de muito trabalho interdisciplinar. Neste painel, os debatedores trarão importantes fatos históricos para entendermos a evolução e conquistas no cenário da fibrose cística na última década, sob o olhar da área da saúde, associações e familiares.

15h30

Mesa 1 | Desafios no tratamento da fibrose cística: trabalho interdisciplinar e as novas demandas da telemedicina

Com: Dra. Luciana Monte, Dr. Rodrigo Athanazio e Dra. Miriam Figueira (mediação e Relato de Vida Real)

Sinopse: Quais são os desafios enfrentados pelos pacientes/familiares/profissionais na fibrose cística? Como é possível enfrentá-los? Nesta mesa, os debatedores discutirão grandes pilares da abordagem da fibrose cística: interdisciplinaridade, diagnóstico precoce no Brasil, doença pulmonar e novas formas de seguimento com a telemedicina.

17h30

Mesa 2 | Fisioterapia e exercício físico: aliados perfeitos no tratamento

Com: Dr. Jefferson Veronezi, Gabriela Correia e Claudia Cometti (mediação e Relato de Vida Real)

Sinopse: Aliados perfeitos na rotina de tratamento de quem tem fibrose cística, a fisioterapia adequada e a frequência dos exercícios físicos têm demonstrado excelentes resultados na qualidade de vida dos pacientes. Os debatedores irão abordar pontos relevantes sobre o assunto, além de apresentar a eficácia da teoria no “Relato de vida real”. 

DIA 21/11 (sábado)

09h00

Painel 2 | Os desafios vividos na realidade: saúde mental e outras complexidades

Com: Dra. Marise Amaral, Dra. Sandra Pereira Impagliazzo e Dra. Luciana Monte (mediação)

Sinopse: Viver com uma condição de saúde rara acarreta vários desafios para pacientes e familiares. Assim, a saúde mental é um tema cada vez mais necessário. Nesse painel serão trazidas questões que atravessam esse assunto sob a ótica do profissional da saúde e dos familiares. As discussões irão enfatizar o cuidado, o manejo das situações complexas, as questões de adesão, educação e engajamento de pacientes, familiares e equipes de saúde.

10h30

Mesa 3 | Nutrição e atualidades na questão gastrointestinal e abordagem ao diabetes

Com: Carolina de Azevedo Pedrosa Cunha, Dra. Mônica Taulois e Debora Ferreira (mediação e Relato de Vida Real)

Sinopse: O estado nutricional e a atenção para possíveis complicações não-pulmonares interferem na sobrevida futura e na qualidade de vida da pessoa com fibrose cística. Nesta mesa os palestrantes discutirão os aspectos relevantes sobre a abordagem nutricional, gastrointestinal, gastrostomia, diabetes e a importância da parceria familia/paciente/profissional para o sucesso terapêutico.

14h00

Mesa 4 | Acesso aos tratamentos: engajamento, múltiplos atores e políticas públicas

Com: Flavia Ferrario e Verônica Stasiak Bednarczuk (mediação e Relato de Vida Real)

Sinopse: Para garantir o direito de acesso ao tratamento, bem como lutar por melhorias em políticas públicas, a atuação de múltiplos atores é extremamente necessária. Nesta mesa será abordada a relevante atuação de profissionais da saúde, associações, familiares e pacientes na defesa desses direitos e o cenário da fibrose cística no Brasil.

16h00

Painel 3 | Para onde vamos: a era da alta tecnologia para o tratamento da fibrose cística

Com: Dra. Patricia Shigunov, Dra. Iris Silva e Dr. Miquéias Lopes-Pacheco (mediação)

Sinopse: Uma nova era para a fibrose cística já começou! Inúmeros estudos experimentais e clínicos tem utilizado alta tecnologia para desenvolver terapias inovadoras que prometem impactar de forma positiva tanto na qualidade de vida bem como na expectativa de vida de pessoas com fibrose cística. Os painelistas trarão novidades acerca de pesquisas e inovações mundiais, além de debaterem sobre o futuro neste campo que promete não deixar nenhuma pessoa com fibrose cística para trás.

Não fique de fora!

Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para fazer sua inscrição.

O valor é de R$ 47 para inscrições feitas até o dia 13/11. Após essa data, o valor será de R$ 67. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística conta com patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso e conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram).

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco