Unidos pela Vida participa da ISPOR 2023 – América Latina

Comunicação IUPV - 04/08/2023 15:43

Nos dias 02 e 03 de agosto, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, participou da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR) 2023  – Virtual Patient Representatives Roundtable Latin America – na tradução, Sociedade Internacional de Farmacoeconomia e Pesquisa de Resultados – (ISPOR) 2023 – Mesa redonda virtual com representantes de pacientes da América Latina.

No primeiro dia de evento, o Instituto foi representado por sua fundadora e diretora executiva, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira. O tema central da discussão foi a Participação Social nos processos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na América Latina.

“O evento foi repleto de aprendizado e troca, possibilitando a discussão sobre o uso dos processos deliberativos e a participação das partes interessadas em ATS, com exemplos do Brasil, Argentina e demais países representados na ocasião”, contou Verônica.

A fundadora do Unidos pela Vida ainda relembrou a importância da participação do paciente nesses processos de avaliação de tecnologias. “Também debatemos sobre a grande relevância da perspectiva do paciente que já faz uso da tecnologia em avaliação, além da equidade em saúde nos processos de tomada de decisão”.

No último dia de ISPOR, o coordenador de Projetos e Relações Institucionais do Instituto, Gabriel Johnson, participou do evento e destacou a importância de conhecer as iniciativas de participação social de outros países latino-americanos, como a Argentina e a Colômbia 

“Ouvir as pesquisadoras e seus estudos na América Latina foi primordial para aprendermos com os países vizinhos a questão da participação social nos processos de avaliação de tecnologias em saúde. Só assim conseguiremos propor iniciativas e melhorar esse aspecto em nosso país”

Fundada em 1995, a ISPOR é a principal sociedade profissional para economia da saúde e pesquisa de resultados globalmente. Tem como missão promover a excelência em economia da saúde e pesquisa de resultados para melhorar a tomada de decisões globais relacionadas à saúde. Para mais informações, acesse o site da entidade clicando aqui.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco