Você não é todo mundo – Por Amanda Reis

Comunicação IUPV - 18/05/2023 09:55

O Dia das Mães acabou de passar e me trouxe algumas lembranças doces da minha infância. A famosa frase de mãe “você não é todo mundo” se encaixa perfeitamente na vida da criança e adolescente com fibrose cística. Realmente, não somos. As horas de fisioterapia, nebulizações, medicamentos e internações não nos deixam esquecer esse detalhe. 

Apesar disso, minha mãe sempre tentou deixar a rotina da doença mais leve. Tanto brinquei de língua-de-sogra, cata-vento e bolhas de sabão, para perceber (somente depois de adulta) que, apesar de estar me divertindo, aquilo era também um exercício para meus pulmões. 

As horas de cantoria dentro de casa (que deixaria qualquer mãe louca) eram incentivadas. Minha mãe me contou que eu passei por uma fase de “assovios”, que para ela foi a pior de todas. Assoviava enlouquecidamente, o dia inteiro. E é claro que ela nunca reclamou, pois sabia que era bom, era praticamente uma fisioterapia extra.

Não posso imaginar como minha mãe se sentiu quando fui diagnosticada com fibrose cística. Só sei dizer que ela fez absolutamente tudo ao seu alcance para me dar a melhor vida que eu poderia ter. Por isso, minha primeira coluna aqui no Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, não poderia ser destinada para outra pessoa, a não ser minha mãezinha linda. 

Um feliz Dia das Mães para todas, em especial às mães de fibra! Vocês são sensacionais.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco