Atletas brasileiros transplantados se preparam para os IX Jogos Latinoamericanos

Comunicação IUPV - 15/06/2018 09:40

A cidade de Salta, na Argentina, será a sede dos IX Jogos Latinoamericanos para Transplantados em 2018. A competição, que serve como uma seletiva para os Jogos Mundias que serão realizados no Reino Unido em 2019, acontecerá entre 30 de outubro e 4 de novembro de 2018.
A expectativa é que os jogos recebam mais de 400 atletas transplantados de diversos países, como Brasil, Colômbia, Chile, México, Paraguai, Venezuaela e Peru. Além disso, essa edição contará com um convidado especial, a Associação de Esporte e Transplante da Espanha.
A participação dos atletas, além de incentivar a prática esportiva, também é fundamental na conscientização sobre a importância da doação de órgãos e sangue em todo mundo, ressaltando a relevância do transplante e da prática de esportes como ferramentas importantes para a melhora na qualidade de vida das pessoas.
Na edição deste ano, os atletas poderão escolher competir entre diversas modalidades, como atletismo, natação, tênis, ciclismo, tênis de mesa, vôlei, golfe, boliche, triathlon virtual, badminton, petanque e squash.
Brasil
O grupo brasileiro de atletas transplantados está cada dia maior e o interesse entre os atletas transplantados com Fibrose Cística só aumenta. “Alguns atletas já estão treinando forte para a competição e têm tudo para fazer bonito e representar o nosso país muito bem no país vizinho”, afirmou Cristiano Silveira, coordenador da Equipe de Fibra e responsável por encontrar esses talentos.
Até o momento, nossa delegação conta com a Andressa Batistão (SP) e a Pâmela Ulrich (MT) nos 3000 metros, com o Gabriel Ciochetta (PR) nos 5000 metros e com o Alan Philippsen (SC) nos 100 metros.
Também temos como inspiração a Liège Gautério, gaúcha que realizou um transplante unilateral de pulmão em decorrência de uma Fibrose Pulmonar. Bicampeã dos jogos, Liège participará da competição nos 100 e nos 200 metros. Estamos na torcida por todos vocês!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco