Cuide do seu amor com Fibrose Cística, mas não esqueça de se cuidar também!

Instituto Unidos pela Vida - 27/02/2017 17:30

Bradi-Stocks-Aaron-Stocks-Featured-RectangleTer um companheiro com fibrose cística pode fazer com que você fique muito ligado na saúde dele e esqueça a sua saúde. Durante minha jornada para perder peso percebi que naquele momento meu esforço não era por ele nem por mim. Era por nós dois.

Por Bradi Stocks

Como a maioria dos casais, quando meu marido, Aaron, e eu começamos a namorar, aprendemos muito um sobre o outro. Ele tinha uma visão da vida diferente, por ter nascido com fibrose cística e vivido com a expectativa de que não sobreviveria por muitos anos. Por ter uma doença incurável sem muitos medicamentos no mercado, Aaron aprendeu a lutar. Ele é muito competitivo nos esportes, mas também com sua saúde. Desde os tratamentos diários até a participação em estudos clínicos, tudo que Aaron se dispõe a realizar, faz com todo o empenho.

Aaron e eu crescemos bem próximos um do outro (nas mesmas escolas públicas) e frequentamos os mesmos círculos sociais durante a faculdade. Mas, foi somente um ano depois que eu me formei que tive uma chance de conhecê-lo. Naquele momento eu queria mudar de área, e trabalhar com organizações sociais. Ele trabalhava na Fundação de Fibrose Cística dos EUA e eu quis saber mais. A partir daquele primeiro encontro começou a nossa história. Hoje, quase sete anos depois, nossa vida resume-se em comer, dormir e trabalhar com a FC. Não poderia ser de outra maneira, mas quando você se preocupa muito com a saúde do seu cônjuge, você pode deixar de cuidar de si mesmo.

À medida que a nossa vida cresceu, eu também “cresci”. Muitas pessoas ganham peso quando entram em um relacionamento confortável. Mas quando alguém se casa com uma pessoa que consome ao menos 4.000 calorias diárias, é difícil não comer junto rsrs. Aaron adora comer. Gosta de criar – não atendeu ao chamado para ser chef, o que tornou mais fácil ignorar as calorias. Um dia percebi que havia ganhado 14 quilos.

Tomei consciência disso na época em que Aaron participava no estudo do medicamento Orkambi. Percebi que ele estava fazendo tudo ao seu alcance para estar aqui com a família, e aqui estava eu com 14 quilos de sobrepeso, e me sentindo muito mal em relação ao meu corpo. Então decidi perder peso. Assistir o impulso dele para melhorar a si mesmo me deu forças para fazer o mesmo e me tornar uma pessoa mais saudável.

Não que a jornada não tenha passado por altos e baixos. Comecei com o usual: ginástica e alimentos frescos, e tentei até mesmo algumas dietas doidas. Inicialmente perdi sete quilos e, por cerca de três anos, senti que meu peso variou muito. Até que entrei para os Vigilantes do Peso, houve um momento de virada, e minha vida mudou completamente.

Aprendi que temos que mudar o jeito de olhar para a comida. A nutrição é uma parte importante que faz do Aaron uma pessoa saudável. Por que não pensei nisso para mim mesma? O melhor conselho que recebi foi o de observar como o alimento nutre o corpo. Quanto mais eu perdia peso – e mais investia na minha saúde – menos eu desejava os alimentos insalubres que eu estava acostumada a comer antes.

Por meio dessa experiência ficou claro que, embora seja importante apoiar o cônjuge, é igualmente importante cuidar de si mesmo, e não sentir culpa por fazer isso. Somos mais fortes juntos e apoiamos um ao outro em cada passo do caminho na direção dos nossos próprios objetivos nutricionais – mesmo que eles sejam muito diferentes.

Bradi Stocks: Coordenadora de Projetos Sênior, Cystic Fibrosis Foundation. Esposa de um adulto com FC, Bradi é a coordenadora sênior de projetos da equipe de gerenciamento de campo e captação de recursos na CF Foundation. Seu projeto favorito é a Volunteer Leadership Conference (Conferência de Liderança de Voluntários). A maior alegria de Bradi é ver a emoção dos voluntários e da equipe quando se encontram – como uma reunião de família. Bradi é nativa da região de Metro DC, e é apaixonada pelos museus de arte e de história daquela região. Além do marido, seus maiores amores são os dois bebês peludos, Rusty, um Jack-Russell Terrier e, Caesar, um pastor alemão. 

Fonte: https://www.cff.org/CF-Community-Blog/Posts/2017/Taking-Care-of-Yourself-When-Your-Spouse-Has-CF/

Traduzido por Vera Carvalho: Voluntária de Tradução de Textos do Instituto Unidos pela Vida. Vera tem formação em história social com mestrado voltado ao abandono de crianças. Foi gerente de informação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde recebeu as primeiras demandas por traduções de textos acadêmicos e científicos. A tradução tornou-se a sua principal atividade profissional há treze anos.

Nota importante: As informações deste texto têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com sua equipe multidisciplinar, eles poderão esclarecer todas as suas perguntas!

Fale conosco