Dez dicas de como se preparar para as férias para quem tem Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 26/12/2016 16:30

holidays-feriados-em-ingles1As férias já estão aí, e, além de organizar a diversão, é hora de você organizar as mudanças de horários e rotinas do seu dia, para não esquecer do seu tratamento para a fibrose cística! Infelizmente, não podemos tirar férias dele. Portanto, listamos alguns pontos bem importantes que podem te ajudar no período mais gostoso do ano!

LISTE TUDO: Faça uma lista com todos os medicamentos e tratamentos que você usa. Faça a conta de quantos medicamentos você usa por dia, quantos dias você passará viajando e veja a quantidade que precisará levar. Se possível, leve uma “sobra” como garantia. Coloque todos os medicamentos e aparelhos na mesa ou na sua cama, para ficar fácil a visualização e verificação final de tudo.

LAUDO MÉDICO: Peça para seu médico fazer um laudo falando que você tem Fibrose Cística, e justificando o uso contínuo do medicamento que está carregando. É aconselhável que também tenha na prescrição o nome genérico do remédio.

VIAGEM INTERNACIONAL: Se for fazer uma viagem internacional, consulte as embaixadas e consulados do(s) país(es) de destino sobre quais medicamentos podem ou não ser transportados em bagagem de mão.

RECEITA TRADUZIDA: Leve uma tradução, em inglês, da prescrição médica do medicamento, com o número de caixas ou cartelas levadas, pois pode acontecer da fiscalização sanitária barrá-lo caso esteja sem essa documentação.

CUIDE COM A QUANTIDADE: Caso você esteja fazendo um ciclo com antibiótico, por exemplo, tenha a certeza de que você levará a quantidade necessária para a sua viagem, para não interromper o tratamento. Alguns medicamentos são facilmente disponíveis para compra e não necessitam de receita médica, caso você esqueça. Mas a maioria dos medicamentos para FC como antibióticos e enzimas pancreáticas precisam de receita médica não estão disponíveis nas farmácias de varejo. Com todos os pratos maravilhosos da Ceia de Natal e Ano Novo, você não pode ficar sem suas enzimas! =)

ROTINA: Durante as férias, nossa rotina geralmente muda. Tem dias que dormimos bem tarde e acordamos muito depois do horário normal. Se você estiver tomando medicamentos com horário certo (por exemplo, antibiótico 3 x ao dia), é importante que você mantenha essa rotina, considerando que o tratamento precisa continuar. Coloque alarmes caso precise, deixe um copo com água ao lado da sua cama com o medicamento, mas, não deixe de se cuidar! Caso tenha dúvidas sobre a questão de horários, consulte seu médico ou farmacêutico.

EMBALE APARELHOS HIGIENIZADOS: Antes de embalar os seus aparelhos de fisioterapia respiratória (shaker, Epap, etc), inaladores, colete ou qualquer outro item que auxilie na sua fisioterapia, é muito importante limpar todos os dispositivos, e garantir que estejam em boas condições de funcionamento. Troque os filtros ou leve filtros extras, embale bem e caso tenha algum aparelho para esterilização, leve-o também.

FÉRIAS NO FRIO: Caso você vá para locais frios, certifique-se de que você está em dia com suas vacinas contra a gripe e tente evitar ficar perto de pessoas que apresentem doenças transmissíveis. Por segurança, leve sempre consigo álcool em gel para higienização das mãos e uma máscara para ambientes mais fechados.

SEM RECEITA: Medicamentos como colírios e soros fisiológicos para lentes de contato podem ser transportados sem prescrição médica – desde que não excedam 100mL.

MEDICAMENTO LÍQUIDO: Remédios líquidos podem ser transportados em bagagem de mão ou mesmo na mala comum em quantidades superiores a 100mL caso for indispensável ao passageiro por questões de saúde. Os medicamentos devem ser apresentados ao agente de segurança e devem estar acompanhados da prescrição médica.

Embora pareça chato e difícil fazer uma lista e verificá-la duas vezes, essa preparação fará com que as férias sejam mais tranquilas! Afinal, as férias são um momento para desfrutar a companhia de quem amamos, comer muito, brincar, relaxar, e comer, comer, comer! =)

Referências: https://www.cff.org/CF-Community-Blog/Posts/2016/6-Ways-to-Prepare-for-the-Holidays-When-You-Have-CF/ – Traduzido por Vera Carvalho

http://www.aeroportoguarulhos.net/dicas-de-viagem/como-levar-remedios-em-uma-viagem-internacional

Complementos: Verônica Stasiak Bednarczuk. Verônica é psicóloga, especialista em Psicologia Comportamental, e fundou o Instituto Unidos pela Vida quando foi diagnosticada com Fibrose Cística aos 23 anos. Para corresponder-se, escreva para: veronica@unidospelavida.org.br

_

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco