Documentário ‘Up for Air’ estreia em 2017 e busca inspirar pacientes com FC a serem ativos em seus cuidados de saúde

Instituto Unidos pela Vida - 29/12/2016 07:30

shutterstock_169841813-1000x480

A Boomer Esiason Foundation (BEF), uma parceria de lideranças médicas e empresariais dedicadas a aumentar a consciência, educação e qualidade de vida para pessoas com fibrose cística (FC), anunciou recentemente a estreia do documentário “Up for Air” (Subir para respirar) em 20 de junho, em exibição privada na cidade de Nova York.

O documentário acompanha o paciente de FC, Jerry Cahill, um treinador de salto com vara de 60 anos, antes e depois de passar por um duplo transplante de pulmão. Por meio de sua abordagem dedicada à atividade física e aos tratamentos médicos rigorosos, Cahill viveu mais de 20 anos além do seu primeiro prognóstico de expectativa de vida.

Cahill é um embaixador da comunidade de FC bastante respeitado e um comprometido colaborador da BEF, que assume o controle das bolsas de estudo e subvenções. Ele também é fundador de uma série de programas de extensão como o “You Cannot Fail” (Você não pode falhar) – um programa que inclui roupas, um site, um livro autobiográfico e dois livros infantis – e Team Boomer, o braço atlético da BEF, dedicado a incentivar o exercício para pacientes com FC, e que também angaria fundos para bolsas de estudos.

“Jerry continua a inspirar e capacitar não apenas a comunidade de FC, mas também a todos as pessoas que encontra pela vida. O documentário ‘Up for Air’ mostra a sua implacável abordagem em relação à vida que invariavelmente motiva os espectadores”, disse em um comunicado à imprensa o fundador da BEF, Boomer Esiason, cujo filho Gunnar sofre de FC.

Jerry Cahill superou todas as expectativas médicas. Conforme se aproximava seu sexagésimo aniversário, em 27 de junho, tornou-se a prova viva e respirando de que os pacientes com FC podem ter uma vida normal através de um compromisso constante em relação ao exercício e à conformidade médica. Além do que já faz pela comunidade, Cahill grava podcasts e vídeos educacionais em seus blogsJerry Cahill’s CF Wind Sprints” e “Jerry Cahill’s Cystic Fibrosis Podcast”, e incentiva pessoas com FC a compartilhar histórias em outro projeto chamado “Club CF”. Além disso, ele completou dois circuitos de bicicleta “Bike to Breathe” de 500 milhas (aproximadamente 800 km).

Os projetos em que Cahill se envolve refletem sua atitude de liderança através do exemplo, com a crença de que o exercício físico é a única coisa mais importante na vida que o mantém saudável embora vivendo com a doença.

Artem Agafonov dirigiu e produziu o filme, que foi gravado em cinco anos, destacando a atitude positiva de Cahill visto que ele supera diariamente desafios comuns aos pacientes de FC. O objetivo é que os espectadores compreendam a importância do regime médico diário de Cahill, que inclui comprimidos, terapias intravenosas e tratamentos respiratórios. O documentário segue o declínio da função pulmonar de Cahill até alcançar 19% da capacidade pulmonar, em que o duplo transplante de pulmão tornou-se iminente.

A estreia do filme aconteceu no New York Institute of Technology Auditorium, com a presença de cineastas, membros do elenco, e colaboradores da BEF. Após a exibição, o evento foi encerrado com um painel de discussão com Cahill e o diretor do filme.

Outra exibição teve lugar no sexagésimo aniversário de Cahill no Kendall Square Cinema, em Boston, e uma terceira exibição ocorreu em 19 de setembro no New People Cinema, em San Francisco.

Organizações interessadas em exibir o filme podem entrar em contato com Christopher McEwan. O documentário completo estará acessível on-line no início de 2017 (veja o trailer disponível aqui).

“Estou honrado e animado em compartilhar a minha história. Uma das paixões na minha vida é ajudar as pessoas a encontrar o seu próprio herói interior. Todo mundo enfrenta momentos difíceis, e eu espero realmente que os espectadores de “Up for Air” se sintam encorajados para enfrentar cada obstáculo com força e coragem”, disse Cahill. “Quero agradecer à Boomer Esiason Foundation, ao diretor Artem Agafonov, e aos muitos patrocinadores do filme por acreditarem em mim e nesta causa.”

Texto escrito por Carolina Henriques: Carolina é bacharel em Antropologia e mestre em Estudos Urbanos, e traz suas habilidades interdisciplinares para sua escrita em uma gama de diferentes temas em notícias sobre ciência, pesquisa e direito.

Traduzido por Vera Carvalho: Voluntária de Tradução de Textos do Instituto Unidos pela Vida. Tem formação em história social com mestrado voltado ao abandono de crianças. Foi gerente de informação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, onde recebeu as primeiras demandas por traduções de textos acadêmicos e científicos. A tradução tornou-se a sua principal atividade profissional há treze anos.

Fonte: https://cysticfibrosisnewstoday.com/2016/06/09/boomer-esiason-foundation-announces-documentary-up-for-air-to-inspire-patients-with-cystic-fibrosis-to-become-active-in-their-health/

Clique AQUI e relembre a entrevista exclusiva concedida por Jerry Cahill ao Instituto Unidos pela Vida, em 2015.
Fale conosco