Exercícios físicos para meninos e meninas com Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 09/02/2017 12:30

cama-elc3a1stica1

Que fatores devem ser considerados na recomendação de exercícios para crianças?

Dr. Wells: A primeira coisa que os médicos consideram quando se trabalha com crianças com Fibrose Cística é o crescimento acelerado, que inicia uma série de mudanças na fisiologia. As crianças passam por dois importantes períodos de crescimento rápido. O primeiro, de 0 a 2 anos de idade, e a adolescência.


Curiosamente, sua fisiologia com relação ao exercício muda consideravelmente neste tempo. Seus pulmões, o coração, as extremidades começam a expandir e como resultado sua capacidade para fazer exercício também se modifica. Mudanças fisiológicas internas também ocorrem com relação aos metabolismos aeróbico e anaeróbico, à força e ao condicionamento. Tudo pode ser uma vantagem se estivermos conscientes dessas mudanças.

Portanto, é muito importante considerar as crianças antes da adolescência e depois do início deste crescimento acelerado. É entre as idades de dois e aproximadamente dez anos para meninas e onze para meninos, quando se pode falar de crescimento estável. O maravilhoso deste período é que os meninos e meninas são muito similares fisiologicamente. Portanto, as recomendações de exercício podem ser as mesmas para ambos.

Como eles tem uma taxa de crescimento muito estável sua capacidade de aprender habilidades esportivas é excelente. Para crianças menores de 10 -11 anos, o exercício é realmente brincando. Se notamos um grupo de crianças brincando em um pátio, veremos que adotam um padrão interessante. Vão correr, caminhar ou subir e descer e logo param e descansam um pouco. 

É muito diferente da forma que os adultos se exercitam, correndo, indo a uma academia, andando em uma esteira ou fazendo uma (01) hora de musculação, por exemplo.

As crianças adoram brincar de forma anaeróbica. São fascinadas por correr com velocidade, fazer movimentos explosivos e logo descansar e recuperar-se.O maravilhoso disto é que tem um poderoso efeito positivo sobre a fisiologia humana dos metabolismos anaeróbico e também aeróbico dentro do músculo.

Os investigadores do Hospital Sick Children de Toronto tem identificado que quanto maior seja a atividade física que uma criança desenvolva, mais lenta será sua taxa de deterioração da função pulmonar.

O que realmente importa, é a quantidade total de movimento que uma criança faz durante o dia, que terá um efeito protetor da função pulmonar no longo prazo nas crianças com FC.

Quais seriam as recomendações específicas de exercício que o Sr. faria para pacientes pediátricos com fibrose cística?
Dr. Wells: Queremos oferecer às crianças a oportunidade de fazer o maior número de coisas diferentes para mantê-las interessadas e em constante desenvolvimento. Estamos falando de caminhar, correr, pular, jogar futebol, brincar e fazer natação. O fundamental é que estamos procurando aqui uma participação constante. Queremos que as crianças participem de atividades físicas durante ao menos 60 minutos/ dia. Isto pode parecer muito, mas isto é o que precisamos para manter a saúde das crianças. E curiosamente, porque são mais jovens e seus corpos estão se adaptando ao crescimento. Também achamos que a intensidade tem que ser relativamente alta, como quando as crianças brincam durante o recreio. Existe uma explosão de atividade seguida de um descanso. Não devemos ter medo de recomendar uma intensa atividade como futebol ou basquete às crianças com fibrose cística. A intensidade é crítica. As atividades anaeróbicas, ou seja, atividades nas quais existem 10 a 45 segundos de exercício muito intenso seguido de longos períodos de 02 a 03 minutos de descanso. Esses tipos de atividades são perfeitos para crianças porque refletem a natureza da brincadeira.

Elas podem fazer uma variedade de coisas as quais tem um efeito positivo sobre sua saúde e função pulmonar em geral.

Mas em que situações não se recomendam exercício para as crianças com FC?
Dr. Wells: Existem duas situações nas quais acredito que temos que ter cuidado ao prescrever exercício a todos os pacientes com FC. A primeira é durante as exacerbações, quando um paciente está doente, mais doente do que o normal. A outra coisa importante é que temos que ter muito cuidado com pacientes com FC quando está muito quente.  As glândulas sudoríparas nas crianças e em todos os pacientes com FC são diferentes das de uma pessoa sem FC. As crianças com FC perdem mais sódio e cloreto do que as pessoas saudáveis, por isso a tendência para se desidratar ou manter o equilíbrio dos eletrólitos quando estão se exercitando no calor é maior. Estas são as duas situações em que devemos ter cuidado, as exacerbações pulmonares agudas e o exercício em dias de calor.

Fonte original: http://clinicafq-ceprep.blogspot.com.br/2012/05/ejercicio-en-ninos-y-ninas-con-fibrosis.html?m=1. Publicado no blog da Clínica de Fibrose Cística de Monterrey (México) a partir da entrevista do Dr. Wells para o Ecysticfibrosis review: http://ecysticfibrosisreview.org/

Traduzido por Fabiola Lira (João Pessoa/PB ): Voluntária de Tradução de Textos de Espanhol do Instituto Unidos pela Vida. Fabiola tem formação como Engenheira Comercial licenciada em Administração de Empresas pela Universidad Catolica del Norte UCN-Chile. Profissionalmente possui experiência profissional como Executiva de contas em empresas no Chile e Brasil. A tradução veio incorporar o desejo de manter o idioma espanhol e divulgar informações importantes que possam ser úteis a pessoas que realmente precisam.

Nota importante: As informações deste texto têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com sua equipe multidisciplinar, eles poderão esclarecer todas as suas perguntas!

Fale conosco