Os riscos da automedicação

Instituto Unidos pela Vida - 10/05/2017 17:00

uso-racional-de-medicamentos-Blog-Unimed-1No dia 5 de maio assinalou-se a passagem do  “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos”. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.

Você sabia que os medicamentos lideram a lista de casos de intoxicação no Brasil? 

Por Dr. Vinícius Bednarczuk de Oliveira

Um dos principais motivos dessa data se deve ao fato de uma grande parcela da população utilizar medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde, praticando a “automedicação”, também conhecida como “uso irracional de medicamentos”.

O uso irracional pode mascarar sintomas, além de agravar determinadas doenças ou ocasionar reações inesperadas. Diante disso, a passagem do “Dia do Uso Racional de Medicamentos”, tem por objetivo lembrar os riscos associados à automedicação.

Entende-se por “Uso Racional de Medicamentos” o comportamento do paciente em utilizar medicamentos corretos para suas condições clínicas, em concentrações adequadas, e de acordo com as necessidades individuais, por tempo determinado de uso, garantindo assim um tratamento mais eficaz e com o mínimo de efeitos indesejáveis possível.

Considerando que o uso correto de medicamentos pode trazer benefícios diretos à saúde humana, é sempre necessário buscar ajuda médica, na presença de algum sintoma. Só assim poderá ser realizado um diagnóstico e tratamento adequados, seguidos das orientações dos farmacêuticos quanto ao uso correto dos medicamentos.

Vinícius Bednarczuk de Oliveira: graduado em Farmácia com habilitação em Indústria pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutor na área de Insumos, Medicamentos e Correlatos, subárea de produtos naturais com ênfase em fitoquímica pela mesma universidade (2016). Atualmente é professor do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) no curso de Farmácia e Nutrição, e professor visitante na Universidade Nacional de Asunción (PRY) onde ministra a disciplina de Fitoquímica para o Curso de Mestrado em Química Orgânica com ênfase em Fitoquímica Medicinal e Bioativos Sintéticos. Membro da assembléia e colunista técnico do portal do Instituto Unidos pela Vida.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco