IPED/APAE inicia Projeto Realidade Virtual para pacientes com Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 09/04/2019 13:06

O Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnóstico da APAE de Campo Grande (IPED), em parceria com a Faculdade Anhanguera, iniciou em 26 de março, o Projeto Realidade Virtual para pacientes diagnosticados com a Fibrose Cística.
O projeto está sendo realizado com seis pacientes, devidamente avaliados e acompanhados pela Fisioterapeuta Valine Zucchi do IPED/APAE, pela Fisioterapeuta e Professora Titular da Faculdade Anhanguera, Lillian Assunção e estagiárias da universidade.
A Realidade Virtual exige maior engajamento do paciente, por ter atividades terapêuticas mais interativas, prazerosas e divertidas. O objetivo é proporcionar o estímulo do paciente, principalmente com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, otimizando também a função pulmonar de uma forma lúdica.
Por ser uma doença crônica, o paciente diagnosticado com a Fibrose Cística necessita da fisioterapia ao longo da vida para a manutenção da função pulmonar. “Alguns pacientes acabam não se dedicando e, muitas vezes, não realizam o tratamento fisioterapêutico de forma correta. Com a Realidade Virtual, cada dia é um novo jogo, uma nova aventura e, o melhor, podemos evoluir os níveis dos jogos conforme a resistência aeróbica e muscular que o paciente conquista”, relatou a Fisioterapeuta Lillian Assunção.
Para participar do projeto Realidade Virtual no IPED/APAE, com jogos específicos para fisioterapia, o paciente é avaliado com o exame de espirometria e teste de caminhada de 6 minutos, para avaliação da capacidade respiratória.
De acordo com a Fisioterapeuta Valine Zucchi, de início, serão realizadas dez sessões do Projeto Realidade Virtual para os pacientes. “O acompanhamento será feito 2 vezes na semana, com duração de 45 minutos a 1 hora. O paciente iniciará com a fisioterapia respiratória, e, em seguida, fará a sessão de Realidade Virtual. Quando finalizarmos todas as sessões, avaliaremos novamente com o exame de espirometria e teste de caminhada, para assim quantificarmos os resultados, com o progresso de cada paciente”, explicou.
O IPED/APAE é o responsável pelo ambulatório especializado da Fibrose Cística no Estado de Mato Grosso do Sul, com uma equipe multidisciplinar formada por: pneumologista adulto e pediátrico, gastroenterologista pediátrico, geneticista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico e assistente social. Hoje, o IPED/APAE atende 43 pacientes diagnosticados com a doença, sendo 34 na pediatria e 9 adultos.
Fibrose Cística
A Fibrose Cística é uma doença genética de caráter autossômico recessivo, crônica e progressiva, que atinge vários órgãos e sistemas do organismo, é mais comum em caucasianos e atinge igualmente ambos os sexos. O paciente com essa doença, apresenta secreções mucosas espessas e viscosas, obstruindo os ductos das glândulas exócrinas, que contribuem para o aparecimento de três características básicas: doença pulmonar obstrutiva crônica, suor mais salgado que o normal e dificuldade para ganhar peso e estatura.
A triagem neonatal, feita no IPED/APAE, identifica um grupo de crianças com probabilidade de apresentar a doença, mas o diagnóstico tem que ser confirmado pelo Teste do Suor.
Teste do Suor
É um exame confirmatório, realizado no IPED/APAE, fundamental para um diagnóstico mais preciso e seguro nos casos de suspeita para Fibrose Cística. O exame é indolor e rápido, em que é estimulado o suor e realizada uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra de suor coletada, para que seja confirmado o diagnóstico laboratorial da doença.
Foto: Tamiris Maciel Morales, 24 anos, diagnosticada com a Fibrose Cística em 2017, e desde então paciente do IPED/APAE.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco