Fundadora do Unidos pela Vida tem trabalhos premiados no 7º Prêmio Inova Saúde Paraná

Comunicação IUPV - 18/07/2022 15:53

De 14 a 16 de julho foi realizado o 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, evento promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO). No segundo dia de atividades, a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, participou do painel Audiências e consultas públicas: mecanismos legítimos de participação social em saúde ou ilusão. A experiência do movimento das RARAS.

Também participaram do painel a presidente da Associação Brasileira de Atrofia Muscular Espinhal no Sul (Abrame Sul), Adriane Loper, e a Shirley Ordonio, representante do Grupo Paraná de Doenças e Síndromes Raras.

Trabalhos premiados

Durante o Congresso foi realizado o 7º Prêmio Inova Saúde Paraná, e dois trabalhos enviados por Verônica foram premiados pela organização: Educação em Saúde: O papel da alfabetização sanitária na melhora da adesão ao tratamento de doenças crônicas como a fibrose cística durante a pandemia da Covid-19 e Identificação de metodologias utilizadas para a análise das contribuições recebidas via formulário de experiência e opinião em consultas públicas da Conitec para fibrose cística.

As duas pesquisas foram feitas por Verônica como parte da sua atuação como diretora executiva do Unidos pela Vida e mestranda em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Avaliação de Tecnologias de Saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Clique aqui para saber mais sobre a premiação e os demais vencedores.

Verônica afirma que receber o reconhecimento foi emocionante. “Agradeço a minha orientadora Dra. Marilis Dallarmi, meus coorientadores Dra. Marise Amaral, diretora geral do Instituto, e Dr. Vinícius Bednarczuk de Oliveira, gestor científico do Unidos pela Vida, e a UFPR. Juntos, vamos seguir unindo Ciência com propósito e trabalho duro.”

A temática central do Congresso foi Saúde, Ciência e Democracia. Clique aqui e saiba mais.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco