Saiba mais sobre a Cobertura Universal de Saúde
Comunicação IUPV - 12/12/2024 07:09O dia 12 de dezembro marca a passagem do Dia da Cobertura Universal de Saúde, campanha mundial que defende que todas as pessoas devem ter acesso a todos os serviços de saúde que precisam, com qualidade, quando e onde precisarem.
Criada em 2016, a campanha pela Cobertura Universal de Saúde conta com a participação da sociedade civil, parlamentares, iniciativas relacionadas à saúde, fundações filantrópicas e do setor privado. É possível fazer parte das ações relacionadas ao tema e conferir mais detalhes sobre o movimento em seu site oficial, clicando aqui.
O conceito da Cobertura Universal de Saúde se torna ainda mais importante nos dias de hoje – em que ainda existe muita desigualdade social -, pois busca assegurar que, mundialmente, todas as pessoas terão acesso a serviços de saúde de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras.
A criação de políticas públicas eficientes e que incluam cuidados preventivos, educação em saúde e tratamento adequado para todas as doenças, também fazem parte da luta do movimento pela Cobertura Universal de Saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um exemplo de sistema com cobertura universal, mas não são todos os países que possuem um sistema similar.
Outro ponto importante da campanha mundial é referente ao respeito às culturas em todo o mundo, reforçando que os serviços de saúde devem ser culturalmente apropriados e respeitar a diversidade da população global.
A luta pela Cobertura Universal de Saúde é fundamental e está alinhada com a missão do Instituto Unidos pela Vida, que busca defender que pessoas com fibrose cística, doenças raras e doenças respiratórias no Brasil tenham conhecimento sobre sua saúde e direitos, equidade no acesso ao diagnóstico precoce e aos melhores tratamentos, contribuindo para melhora na qualidade de vida.
Para saber mais sobre o Dia da Cobertura Universal de Saúde, acesse universalhealthcoverageday.org.
Por Kamila Vintureli
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.