Saiba mais sobre a rinossinusite crônica com pólipos nasais
Comunicação IUPV - 24/04/2025 08:08
Doença benigna crônica também conhecida como polipose nasal, a rinossinusite crônica com pólipos nasais (RSCcPN) acontece na mucosa da cavidade nasal e nos seios paranasais causando, por meio de um processo inflamatório, o surgimento de pólipos nasais.
A obstrução nasal, coriza persistente, redução ou perda completa do olfato e alterações no paladar são alguns dos principais sintomas da rinossinusite crônica com pólipos nasais. Além desses sinais, a pessoa afetada também pode apresentar tosse e dores no seio da face. Vale ressaltar que a asma é uma comorbidade comum, afetando cerca de 65% dos pacientes com essa condição.
Diagnóstico
O diagnóstico da rinossinusite crônica com pólipos nasais acontece quando há a presença de, no mínimo, dois sintomas sinonasais por pelo menos 12 semanas. A visualização de pólipos nasais na cavidade nasal por meio de procedimentos como endoscopia nasal e tomografia computadorizada também ajudam na identificação.
Tratamento
O tratamento da rinossinusite crônica com pólipos nasais pode ser indicado por um otorrinolaringologista, alergista ou até mesmo imunologista. As orientações variam de caso para caso e de acordo com a gravidade dos sintomas apresentados pela pessoa com a condição.
Lavagem nasal com solução salina e a utilização de corticosteroides nasais e orais são indicações comuns. Além disso, em algumas situações, é possível que seja realizado um tratamento cirúrgico para a retirada dos pólipos nasais.
Pólipos nasais
Pólipos nasais são estruturas gelatinosas que crescem dentro do nariz e nos seios nasais. Essas pequenas bolsas de tecido inflamado podem crescer individualmente ou em grupos, variando de caso para caso, atrapalhando a respiração, causando obstrução nasal e facilitando a retenção de secreção.
É comum que pessoas com fibrose cística tenham pólipos nasais, fazendo com que a condição seja listada como um dos principais sintomas da doença. Clique aqui para saber mais sobre esse tema.
Em caso de dúvidas sobre a rinossinusite crônica com pólipos nasais ou se identificar os sintomas em você ou em uma pessoa próxima, busque a ajuda de um profissional da saúde imediatamente.
Por Kamila Vintureli
Referências:
https://www.spaic.pt/client_files/rpia_artigos/pgina-educacional(5).pdf
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.