Saiba mais sobre a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)
Comunicação IUPV - 26/05/2025 09:23
A síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) é um tipo de insuficiência respiratória que acontece quando há acúmulo de líquidos nos pulmões, o que reduz significativamente os níveis de oxigênio no sangue.
A SARA pode afetar tanto pessoas com histórico de doenças pulmonares quanto aquelas com pulmões previamente saudáveis.
Anteriormente, a doença era chamada de síndrome da angústia respiratória do adulto, mas também pode se manifestar em crianças, sendo classificada em três categorias: leve, moderada e grave. Essa classificação é feita com base no nível de oxigênio no sangue, comparado à quantidade de oxigênio que precisa ser administrada para manter a saturação adequada.
Os principais sintomas da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) são a dificuldade para respirar, respiração acelerada, tosse persistente, cianose – que é a coloração azulada da pele, lábios e unhas -, e a hipoxemia, caracterizada pelo baixo nível de oxigênio no sangue.
Em relação ao diagnóstico da SARA, ele é realizado principalmente com a combinação da avaliação de critérios clínicos, exames de laboratório e também de imagem, como a medição dos níveis de oxigênio no sangue e a radiografia do tórax.
A identificação da causa da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) é fundamental para o seu tratamento, que pode variar de caso para caso. De maneira geral, os cuidados envolvem o uso de antibióticos, a realização de oxigenoterapia e ventilação mecânica.
A consulta com um profissional da saúde é fundamental para diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para a SARA e outras doenças respiratórias. Por isso, caso identifique os sintomas em você ou em uma pessoa próxima, busque ajuda médica imediatamente.
Referências:
ANTONIAZZI P et al. Síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). Medicina, Ribeirão Preto, 31:493-506, out./dez. 1998.
de Almeida, H. A., Sousa, A. V. de S., Faleiro, L. F., de Sousa Junior, W. M., Teixeira, D. F., de Oliveira, B. F., Ferreira, L. J., Souza, A. M., & Leite, C. Q. (2023). SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. REVISTA FOCO, 16(6), e2481. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n6-192
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.