Fundadora do Unidos pela Vida participa de celebração de 1 ano do Trikafta no SUS realizado pelo Hospital da Criança de Brasília
Comunicação IUPV - 14/08/2025 15:48
Em 30 de julho, a fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, participou do evento “1 ano do Trikafta no SUS”, realizado pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Centro de Referência para o tratamento de crianças com fibrose cística no Distrito Federal.
O evento marcou a celebração do primeiro ano da incorporação do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta) no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizado de maneira presencial e contou com a participação da referência técnica distrital de pediatria da SES-DF, Juliana Queiroz, do representante do REBRAFC, Dr. Luiz Vicente, do presidente da SBPT, Ricardo Corrêa, da diretora executiva do HCB, Valdenize Tiziani, e da pneumologista pediátrica, Dra. Luciana Monte. Verônica e a representante do GBEFC, Dra. Elenara Procianoy, participaram de forma virtual.
Na ocasião, foram apresentados dados do Hospital da Criança de Brasília José Alencar que comprovam o impacto positivo do uso da medicação. Para sua participação, a fundadora do Unidos pela Vida enviou um vídeo em que reforçou a importância de toda a comunidade da fibrose cística do Brasil na incorporação do medicamento no SUS.
No Brasil, Trikafta está incorporado no SUS para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais que tenham pelo menos uma mutação F508del no gene regulador de condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR).
Por Kamila Vintureli
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.