Baixe aqui o material com orientações sobre o que fazer ao chegar na casa de uma pessoa com fibrose cística

Comunicação IUPV - 29/10/2020 08:56

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística realiza centenas de atendimentos durante todos os meses do ano. São pessoas com fibrose cística, familiares, estudantes e demais interessados no tema que buscam nosso auxílio para orientações em assuntos relacionados à fibrose cística.

Em um desses atendimentos conhecemos o Francisco Salgado, pai de fibra que reside em Belém/PA. Ele compartilhou conosco o quão importante seria a criação de um material que trouxesse orientações sobre os cuidados que visitantes devem seguir quando precisarem ir até a casa onde mora uma pessoa com fibrose cística.

“Neste momento de pandemia os cuidados precisam ser redobrados, principalmente quando se tem um guerreiro de fibra em casa, como é o meu caso. Meu filho foi diagnosticado com fibrose cística e sempre seguimos várias precauções para evitar o contato com vírus e bactérias, mas pessoas de fora geralmente não entendem a real necessidade de tudo isso. Por isso, entrei em contato com o Instituto Unidos pela Vida para saber se eles possuíam algum cartaz que trouxesse recomendações sobre os cuidados que visitantes precisam ter ao chegar na casa em que mora alguém com fibrose cística”, contou Francisco.

A partir desta demanda, o time do Unidos pela Vida percebeu que essa poderia ser uma necessidade de várias famílias de fibra em todo o Brasil e criou o cartaz A4 “Aqui mora uma pessoa de fibra”, e que você baixar clicando aqui. O material traz os principais cuidados que precisamos ter ao chegar na casa de uma pessoa com fibrose cística, além de compartilhar breves informações sobre a doença. Assim como Francisco, você pode imprimir o material em uma folha A4 para colocar na porta ou entrada da sua casa.

A Lorena Ferreira é esposa do Francisco e afirma que o material auxiliará muito no processo de explicação sobre a necessidade de redobrar os cuidados de higiene e distanciamento para todos que precisarem ir até a casa da família.

“Para nós, que somos pais de uma criança com fibrose cística, é importantíssimo prezar por um ambiente saudável e protegido. Por isso, o material criado pelo Instituto Unidos pela Vida será de grande valia para pessoas que frequentam a nossa casa e não conhecem a doença. Gostaria de deixar nosso agradecimento ao Instituto e sua equipe, vocês são muito importantes para os pacientes e familiares de todo o Brasil”.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco