AssociAção: AAAM e Policlínica Codajás realizam evento para divulgação do Teste do Pezinho

Comunicação IUPV - 02/08/2022 09:00

No dia 07 de junho, a coordenação da Policlínica Codajás, na cidade de Manaus/AM, em parceria com a Associação Amazonense de Assistência à Mucoviscidose (AAAM), realizou um evento de divulgação do Programa Nacional de Triagem Neonatal em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado anualmente em 06 de junho.

Durante o evento, foram realizadas palestras informativas sobre o tema com o Dr.  Fabiliano Rodrigues, especialista em pediatria e gastroenterologia pediátrica, e com a Dra. Cláudia Melo, pneumologista pediátrica. Os dois profissionais fazem parte do serviço de atendimento às pessoas com fibrose cística que residem no Estado do Amazonas.

Luiz Guilherme Souza de Carvalho é presidente da AAAM e irmão de um jovem diagnosticado com fibrose cística, que também participou do evento ao lado da mãe. “O foco desse encontro, além de falar sobre a estrutura do nosso Serviço de Referência em Triagem Neonatal, foi também apresentar novos servidores que entraram no quadro de profissionais na área de Psicologia e divulgar a nossa causa nas mídias sociais e em emissoras de televisão locais por meio de entrevistas com pessoas diagnosticadas com fibrose cística”, afirmou.

Luiz Guilherme ainda afirma que foi a primeira vez que conseguiram realizar um evento focado na divulgação do Programa de Triagem Neonatal e na importância do Teste do Pezinho para o diagnóstico precoce da fibrose cística. “Já temos certa tradição na realização do Setembro Roxo ao lado da Policlínica Codajás, mas sentimos falta de uma data específica para o Teste do Pezinho também. A própria coordenação da entidade nos deu esse espaço e auxílio com toda a estrutura. Estamos felizes com o resultado.”

Para o presidente da AAAM, a parceria entre a associação e o setor do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Policlínica é essencial para o trabalho que realizam na entidade. “O apoio clínico e humano que recebemos é muito importante. Ficamos felizes com a disponibilidade dos profissionais na busca por mais conhecimento, não somente da fibrose cística, mas de todas as doenças identificadas pelo Teste do Pezinho”, finalizou.

Precisa entrar em contato com a AAAM? 

Confira as informações de contato da associação!

Associação Amazonense de Assistência à Mucoviscidose (AAAM)

Telefone: (92) 99984-5784

E-mail: lguilherme21@gmail.com

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco