A importância da alimentação na Fibrose Cística para manter-se saudável!

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 25 de abril de 2019

Independente do fato de termos ou não uma doença que pode afetar o nosso sistema digestório, como a Fibrose Cística, é de extrema importância que todos nós façamos a melhor escolha possível quando o assunto é alimentação.

É preciso dar atenção aos diversos aspectos que envolvem uma refeição, como quantidade, qualidade dos alimentos e frequência em que nos alimentamos durante o dia. Quando nos atentamos para esses fatores importantes, garantimos uma boa nutrição e seguimos um caminho saudável que nos trará mais qualidade de vida, saúde e disposição em nosso dia a dia.

Uma boa condição nutricional é um aspecto essencial para as pessoas com Fibrose Cística. A nutrição, além de estar diretamente relacionada ao ganho de peso e estatura, também é um fator essencial para a estabilização do quadro pulmonar da pessoa com Fibrose Cística, afetando positivamente seu estado clínico geral e reduzindo as chances de desnutrição.

O que se recomenda?

De acordo com a Fundação de Fibrose Cística (Cystic Fibrosis Foundation), as necessidades alimentares de uma pessoa com Fibrose Cística devem ser definidas de acordo com a sua idade, peso e estatura. Por isso, é importante estar atento aos comportamentos alimentares em todos os estágios da vida, principalmente quando envolve recém-nascidos, crianças ou adolescentes. Durante essas fases, as escolhas e os hábitos alimentares podem trazer impactos por toda a vida.

É importante que quem tem Fibrose Cística tenha um acompanhamento com nutricionista, que entenda suas demandas e oriente suas necessidades. A grande maioria das pessoas com Fibrose Cística precisa seguir dietas hipercalóricas, ricas em calorias, proteínas e gorduras. Dessa forma, é mais fácil garantir um bom estado nutricional e se manter saudável. Além disso, quando há a recomendação, também é possível utilizar suplementos alimentares.

Mas é preciso ficar atento! Apesar de existir a necessidade do consumo extra de calorias, isso não significa que a pessoa com Fibrose Cística deve optar apenas por pratos muito calóricos como única forma de alimentação. É preciso saber balancear as refeições e escolher opções saudáveis e nutritivas. Assim, sua saúde nutricional estará garantida e terá mais facilidade para ganhar peso e estatura.

Quer dicas de receitas hipercalóricas que vão agradar você e toda a sua família? Clique aqui e confira algumas dicas de pratos hipercalóricos que vão te ajudar a ingerir a quantidade de calorias necessária para que você tenha uma boa saúde nutricional!

Por Kamila Vintureli

Referências:

OLIVEIRA, M. Fibrose Cística Para Pacientes e Seus Cuidadores. 2º edição. Belo Horizonte: Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, 2017.

TAULOIS, M. Nutrição Para Vida. Vertex. Equipe Fibrose Cística – Serviço de Pneumologia – PPC – UERJ.

https://www.chef4cf.com/nutrition-guide

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui