Almôndegas ao molho de queijo

Comunicação IUPV - 01/08/2019 09:43

Seguir uma dieta hipercalórica faz parte do tratamento de muitas pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística. Por isso, o Unidos pela Vida disponiliza receitas deliciosas para que você faça em sua casa e junte toda a família para uma reunião deliciosa.
Já imaginou como seria incrível servir em um almoço de domingo almôndegas ao molho de queijo? Parece difícil? Com essa Receita Hipercalórica você  pode deixar esse medo de lado e colocar a mão na massa. É super rápida, fácil e saborosa. Confira!
Ingredientes:
400g de patinho moído (ou o corte que preferir)
200g de pernil suíno moído (se não encontrar, pode colocar linguiça. Nesse caso, retirar a tripa da linguiça e misturar a carne no patinho moído)
1 ovo
1/4 xícara de farinha de rosca
1 cebola
2 ramos de salsinha
2 ramos de hortelã (opcional)
Cominho a gosto
1/4 xícara de azeite
Sal a gosto
Molho de queijo:
1 lata de creme de leite
150g de queijo parmesão
150g de queijo meia cura
1/2 xícara de leite
O parmesão e o meia cura podem ser substituídos por qualquer outro queijo.
Modo de preparo:
1. Descasque e pique a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha e de hortelã.
2. Em uma tigela grande, quebre o ovo e misture com as carnes moídas. Acrescente a farinha de rosca, a cebola, a salsinha, o hortelã, o cominho e o sal.
3. Forme uma bolota de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes – esse choque ativa o colágeno da carne e evita que as almôndegas desmanchem na hora de dourar.
4. Para modelas as almôndegas, unte as mãos com azeite, faça bolinhas pequenas e reserve.
5. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e leve ao fogo. Coloque as almôndegas e dexe dourar, mexendo de vez em quando. Reserve e as coloque no molho de queijo.
Preparo do molho de queijo:
1. Coloque o creme de leite, o leite e os queijos em uma panela e leve ao fogo médio até que estejam derretidos e incorporados. Ajustar o sal, colocar as almôndegas já fritas e deixá-las cozinhar dentro do molho por uns 10 minutos. Sirva com o purê ou acompanhadas de arroz e até mesmo como o molho de uma massa.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Nota importante: Receita criada pela nutricionista especialista em Fibrose Cística, Lenycia Nery, e pela chef de cozinha, Daniela Malavasi, especialmente para a segunda edição  do livro ‘Receitas para Cuidar da Família’, para a Vertex do Brasil e associações de Fibrose Cística do Brasil.

Fale conosco