AssociAÇÃO: AMUCORS bloqueia verba do Estado para compra de vitamina no Rio Grande do Sul

Comunicação IUPV - 25/02/2021 07:24
Foto ilustrativa e tirada antes da pandemia.

A coluna AssociAÇÃO, criada e produzida pelo time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, compartilha a ação realizada pela equipe da Associação de Apoio a Portadores de Mucoviscidose do Rio Grande do Sul (AMUCORS) para a garantia dos direitos das pessoas com fibrose cística da região.

De acordo com a presidente da AMUCORS, Elisabeth Maria Backes, o fornecimento do Dekas Plus no Rio Grande do Sul está paralisado há mais de um ano, situação que traz prejuízos para a saúde das pessoas com a doença que precisam utilizar o item. Para resolver essa questão, a associação bloqueou verbas do Estado para a compra da vitamina.

“Fizemos muitas ações para pressionar o Estado a comprar a vitamina em 2020, período em que recebemos muitas justificativas sobre os motivos que levaram à falta do Dekas Plus na região. Solicitamos uma audiência com o juiz e o Ministério Público, em que foi definida a necessidade de bloqueio de verbas do Estado para a compra do item. Com essa decisão se iniciou uma maratona para fazer com que cada pessoa com fibrose cística que faz uso enviasse a receita médica e o laudo médico. Dessa forma poderíamos fazer com que as compras fossem individuais, mas de uma vez só. Recebemos envelopes com a documentação de todo o Rio Grande do Sul, fizemos uma pasta com esses materiais, digitalizamos e encaminhamos para a Justiça.”

Elisabeth explica que, por conta da pandemia, todo este processo foi mais demorado que o esperado e as vitaminas devem ficar disponíveis até o final de fevereiro.

“O judiciário fechou as portas durante a pandemia e as atividades acabaram atrasando. Porém, com a decisão, a AMUCORS buscou três orçamentos junto a importadores do Dekas Plus, o que levou a autorização do juiz para o início da compra. Conseguimos adquirir a vitamina para o tratamento de cada pessoa com fibrose cística que faz uso durante seis meses.”

A presidente da associação celebra mais uma vitória na luta pela garantia dos direitos das pessoas com fibrose cística do Rio Grande do Sul, porém, também lembra que em um cenário ideal, toda essa mobilização não deveria ser necessária.

“Essa foi uma das ações que realizamos para garantir o tratamento das pessoas com a doença aqui do Rio Grande do Sul, mas não precisava ser assim se o Estado cumprisse com a ação judicial e fizesse a compra da vitamina para manter o estoque. Se houvesse a compra regular não precisaríamos solicitar esse bloqueio de verba para garantir que nossos guerreiros de fibra tenham acesso ao que lhes é de direito. Porém, como isso não acontece, foi a única opção que nos restou. A luta continua e seguimos na pressão para que o estoque da vitamina seja colocado em dia.”

Você pode conhecer de perto essas e outras ações realizadas pela AMUCORS entrando em contato com a entidade. Descubra a melhor forma de ajudar e apoiar entrando em contato pelo e-mail associacao@amucors.org.br ou telefone (51) 3035-6870.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco