Agradecendo pelos aspectos positivos da fibrose cística

Comunicação IUPV - 10/01/2021 07:53

O início de um novo ano é um momento muito especial de reflexão e agradecimento pelo ano que se passou. Além disso, também traz oportunidades para realizarmos avanços e mudanças em nossas vidas. 

Estudos sugerem que a prática de agradecer contribui para o bem-estar biológico/físico, psicológico e social. Então, o que acha de começar a ver o que existe de bom nas experiências com a fibrose cística, independente da época do ano em que estamos? Todo dia temos uma nova chance de recomeçar!

Para ajudar nessa tarefa, listamos abaixo algumas razões para agradecer os aspectos positivos trazidos pela fibrose cística (FC):

Uma comunidade de pessoas que “entendem”

A comunidade de pessoas envolvidas com a fibrose cística é incrível. Ninguém entende melhor as verdades, as derrotas, e as singularidades da doença do que outra pessoa envolvida com ela. Todos queremos nos sentir “compreendidos”, por isso, conte com a ajuda e o apoio de seus familiares e amigos. Eles conhecem aquilo que você está passando e querem te ajudar! E, como diria Thomas Jefferson: “Quem melhor do que aquele que sentiu em carne própria uma ferida pode suavemente curar a mesma ferida no outro”. 

Elevada empatia

A empatia é um presente no mundo de hoje. Viver com fibrose cística aumenta a capacidade de entender as experiências de outras pessoas. Isso porque cuidar de nossas emoções, ter complicações, lidar com situações estressantes diariamente, nos torna mais empáticos com os desafios enfrentados por outras pessoas. A FC dá a capacidade de entender a dor do outro e ainda poder oferecer apoio para ela. 

Saber o que se tem pode mudar tudo:

Muitas pessoas foram diagnosticadas com FC ainda na infância, porém, há uma grande quantidade de pessoas que foram diagnosticadas já na fase adulta, depois de terem vivido graves problemas de saúde. Para a maioria delas, o diagnóstico é a verdadeira luz no fim do túnel, pois a partir disso puderam entender o que tinham e tratar corretamente, usufruindo de uma melhora na qualidade de vida.

Gratidão

Pelo que você é grato? Vemos muitas pessoas com FC agradecendo diariamente o simples fato de acordar em casa e não em uma cama de hospital, ou ainda por poderem receber a medicação tão importante para seu tratamento. Sabemos que infelizmente ainda há dificuldades nestas questões em diferentes estados, mas, ao mesmo tempo que vemos tantas pessoas reclamando por precisarem tomar remédio, as pessoas com FC agradecem quando os recebem corretamente. 

Mudar a forma de olhar para a fibrose cística – e para a vida de modo geral -, pode facilitar o processo de convívio com a doença. E para você, quais são os aspectos positivos da fibrose cística na sua vida? Comente aqui embaixo! 

Fonte: WHITWORTH, J. Giving Thanks for the Positive Things CF Has Brought. Cystic Fibrosis News Today. 21 de Novembro de 2018. Disponível em: https://cysticfibrosisnewstoday.com/2018/11/21/cystic-fibrosis-thanks-gratitude-thanksgiving-empathy-community-support-understanding/?utm_medium=desktop-push-notification&utm_source=Notifications&utm_campaign=OneSignal

Tradução: Julianna Rodrigues Beltrão, Psicóloga.


Revisão e complementação por: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, Psicóloga (CRP 08/16.156), especialista em análise do comportamento, gestora de projetos sociais, fundadora e diretora do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística, diagnosticada com FC aos 23 anos de idade. Contato: veronica@unidospelavida.org.br

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco