Associação Brasileira Addisoniana lança cartilha sobre o Teste do Pezinho

Comunicação IUPV - 17/06/2023 07:23
Associação Brasileira Addisoniana

Em 1º de junho, a Associação Brasileira Addisoniana (ABA) lançou a cartilha Teste do Pezinho: um exame muito importante para o seu bebê. Clique aqui para conferir. O material foi feito com a consultoria da Dra. Tania Aparecida Sartori Sanchez Bachega, endocrinologista e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e revisado pela Dra. Carolina Fischinger Moura de Souza, endocrinologista e Doutora em endocrinologia pela FMUSP.

Adriana Fadel é a presidente da ABA e afirma que a ideia de produzir a cartilha surgiu após os relatos da Dra. Tânia sobre a baixa taxa de adesão ao exame no período após a pandemia da Covid-19.

“O material busca orientar os pais sobre a importância da realização do Teste do Pezinho em tempo adequado e apoiar os pacientes com diagnóstico positivo para as patologias triadas. A cartilha ficará disponível online para que instituições de saúde públicas e privadas possam usar em suas  atividades de ginecologia e puericultura com ações educativas.”

A produção da cartilha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), da APROFe e do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco