E quando o Teste do Pezinho dá positivo para Fibrose Cística?

Comunicação IUPV - 11/06/2018 14:13

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos brasileiros. Sem nenhum custo, ao realizar esse exame, os pais da criança estarão fazendo toda a diferença na vida e no futuro desse bebê. Por meio desse teste, é possível realizar a identificação de várias doenças genéticas.
Assim como a Fibrose Cística, o Teste do Pezinho também ajuda na triagem de doenças como a Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria, fazendo parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.
Apesar de ser um exame extremamente importante na triagem da Fibrose Cística, o Teste do Pezinho não é capaz de confirmar ou excluir a presença da doença na pessoa examinada. Ou seja, ele apenas identifica os recém-nascidos que possuem o risco de ter Fibrose Cística e, após essa identificação, o Teste do Suor deve ser realizado.
Importância do Teste do Suor no diagnóstico da Fibrose Cística
O resultado positivo do Teste do Pezinho para Fibrose Cística não significa que a criança realmente possui a doença e o número de falso-positivos é elevado. Nessas situações, a realização do Teste do Suor se faz necessária para a confirmação ou exclusão da indicação positiva.
Considerado um exame de confirmação para a Fibrose Cística, o Teste do Suor é simples, indolor, não invasivo e fundamental para o diagnóstico precoce e seguro da doença. Mas como ele é feito? O teste realiza o estímulo do suor da pessoa examinada e uma análise de condutividade.
Após esse processo, uma dosagem quantitativa de cloreto na amostra é coletada e o diagnóstico laboratorial é finalmente alcançado. De maneira geral, quando a dosagem de cloreto no suor é igual ou maior que 60 mmol/l em duas amostras, o diagnóstico positivo para Fibrose Cística é confirmado.
Está buscando um lugar para realizar o Teste de Suor? O Instituto Unidos Pela Vida listou diversos locais no Brasil que realizam o diagnóstico da Fibrose Cística. Em nosso site, você pode conferir os laboratórios, clínicas e hospitais que fazem o Teste do Suor mais próximos de você. Você pode acessar essas informações clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
Fonte: Diretrizes Brasileiras de Diagnóstico e Tratamento da Fibrose Cística

Fale conosco