Associação Nacional de Pré e Pós-transplantados é fundada em Porto Alegre/RS

Comunicação IUPV - 20/01/2023 15:09

Na última quinta-feira (19/01) foi realizada a assembleia geral de fundação da Associação Nacional de Pré e Pós-Transplantados (ANPPT), entidade idealizada pelo professor Edelbert Krüger. Ele estava em fila de transplante e realizou o procedimento em novembro de 2022.

Marindia Cecchetti Lahm tem fibrose cística e realizou um transplante pulmonar em 2021. Ela fez parte do evento de lançamento da ANPPT e da construção da entidade, e afirma que a associação atuará na busca por mudanças em legislações relacionadas à temática. 

“Também queremos ampliar a divulgação da causa com o objetivo de mudar a cultura de doação de órgãos em nosso país.” Para Marindia, quanto maior o conhecimento sobre o tema, maior será o número de doadores no Brasil. “As negativas familiares ainda são muito altas e isso faz com que muitas pessoas partam ainda na fila de espera, aguardando pela oportunidade de realizar o transplante.”

Marindia ainda ressalta que em muitos países, o número de pessoas doadoras é muito maior, e a ANPPT lutará para que essa seja a realidade no Brasil também. “Em nosso país, por ainda necessitarmos da autorização da família, mesmo que o indivíduo seja doador, nem sempre sua vontade é respeitada. Precisamos lapidar essa questão na legislação de uma forma que o desejo do paciente seja respeitado e prevaleça. Isso poderá salvar vidas em todo o Brasil.” 

Dentre os objetivos definidos no Estatuto da entidade está a promoção do desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos e tecidos no país, a divulgação de informações, orientações e apoio aos transplantados ou pacientes indicados para transplante, diretamente ou através de associações congêneres, congregando e propiciando a estimulação de doação de órgãos e tecidos, além da promoção de eventos educacionais, esportivos, culturais, relacionados com os transplantados, familiares e simpatizantes da causa.

Para saber mais sobre o trabalho da ANPPT, basta acessar o site oficial da entidade em anpptassociacao.wixsite.com/anppt. Clique aqui para acompanhar a associação no Instagram, aqui para se inscrever no canal no YouTube e caso deseje entrar em contato, o e-mail é anppt.associacao@gmail.com.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco