4 fatos sobre a atuação do farmacêutico no cenário da fibrose cística

Comunicação IUPV - 20/01/2021 07:08

Sabemos que o tratamento para a fibrose cística envolve o uso de diferentes medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas, entre outros. Para que o uso desses itens seja realizado da melhor maneira e o risco de interações medicamentosas e efeito colateral seja o menor possível, é essencial que a equipe multidisciplinar de cuidados para a fibrose cística tenha um farmacêutico.

Por isso, neste 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística compartilha quatro fatos sobre a atuação deste profissional no cenário da fibrose cística. Vale a pena conferir.

1- Dispensação de medicamentos

O farmacêutico é o profissional responsável pela dispensação dos medicamentos a partir do momento que a família recebe o diagnóstico para a fibrose cística e isso deve permanecer durante toda a vida de quem tem a doença. Por isso, a cada nova consulta, é necessário que o farmacêutico saiba quais foram os itens prescritos pelo médico para verificar qual será o tratamento medicamentoso e orientar sobre como ele deve ser realizado.

2 – Transição do centro de tratamento

O farmacêutico está presente em todas as etapas da vida da pessoa diagnosticada com fibrose cística e sua atuação é fundamental no momento de transição do Centro de Referência pediátrico para o adulto. Este profissional é responsável por auxiliar no processo de transferência de responsabilidade nos cuidados e administração dos medicamentos dos familiares para o adolescente com a doença.

3 – Adesão ao tratamento

Outra atividade importante e que faz parte da rotina do farmacêutico que integra a equipe multidisciplinar de cuidados para a fibrose cística é o monitoramento da adesão ao tratamento. Sabemos que muitas pessoas diagnosticadas acabam pontuando que o número grande de medicamentos que precisam utilizar durante o dia acaba atrapalhando outras atividades. Nessas situações, o farmacêutico pode auxiliar realizando adaptações e mudanças na rotina terapêutica e informar sobre a importância de cada um dos medicamentos indicados pela equipe médica e seu impacto na saúde de quem tem fibrose cística.

4 – Interações medicamentosas

O farmacêutico também possui um papel importante na avaliação de possíveis interações medicamentosas. Neste sentido, esse profissional verifica se os itens prescritos para cada pessoa com a doença não estão interagindo com outros itens utilizados. Além disso, também faz a dosagem dos medicamentos indicados para garantir sua ação correta.

Você pode conhecer mais sobre a atuação do farmacêutico e de outros profissionais que atuam na equipe multidisciplinar de acompanhamento da fibrose cística baixando a cartilha Profissionais de Fibra: conhecendo a equipe multidisciplinar da fibrose cística. Basta clicar aqui para baixar e ler em seu aparelho gratuitamente.

Em caso de dúvidas, lembre-se sempre de procurar o seu médico ou o farmacêutico do seu Centro de Referência. Caso queira entrar em contato com o Unidos pela Vida mande sua mensagem para contato@unidospelavida.org.br ou para o WhatsApp (41) 99636-9493.

Por Kamila Vintureli

Referências:

11 CONWAY, S.; et. al. European Cystic Fibrosis Society Standars of Care: Framework for the Cystic Fibrosis Centre. Journal of Cystic Fibrosis, v. 13, p. 3-22, 2014. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24856776

12 ABRAHAM, O. The pharmacist’s role in supporting people living with cystic fibrosis. Journal of the American Pharmacists Association, v. 58, p. 246-249, 2018. 

13 THOMPSON, K.; et al. Role of the clinical pharmacist in the management of CF. Hospital Pharmacy Europe, v. 80, Winter, 2015. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco