AssociAÇÃO: Profissionais da saúde do Amazonas participam de capacitação sobre o Teste do Pezinho

Comunicação IUPV - 07/07/2021 09:53

A Coordenação Estadual do Programa de Triagem Neonatal do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou a segunda edição do projeto “Triagem Neonatal do Amazonas – Teste do Pezinho”.

A ação começou em 15 de junho de 2021 e segue até 13 de julho de 2021 com capacitações online para profissionais da saúde e estudantes que atuam diretamente com a Triagem Neonatal em todo o Estado do Amazonas. As videoaulas trarão conteúdos sobre o processo de coleta do Teste do Pezinho e materiais específicos sobre as doenças triadas pelo exame, incluindo a fibrose cística.

De acordo com o membro da Associação Amazonense de Assistência à Mucoviscidose (AAAM), Luiz Guilherme Souza de Carvalho, o projeto é de extrema importância para que os profissionais da saúde de toda a região tenham mais conhecimento sobre o exame e as doenças identificadas por ele.

“A associação, os pacientes e familiares do Amazonas, sem dúvidas, são beneficiários desta ação, visto que a disseminação de informações e conteúdos sobre a triagem neonatal pode fazer a diferença na vida de milhares de brasileiros. O diagnóstico precoce da fibrose cística e das demais patologias triadas pelo Teste do Pezinho significa acesso mais rápido ao tratamento adequado e um futuro com mais qualidade de vida para o recém-nascido que recebe o diagnóstico. Além disso, o projeto trará conteúdos específicos sobre essas doenças, como sintomas e exames de confirmação do diagnóstico, o que fará toda a diferença para que a fibrose cística passe a ser mais conhecida em todo o Amazonas”.

Terão acesso às capacitações profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde Rurais e Fluviais, unidades mistas dos municípios, hospitais de base e maternidades públicas, particulares e militares de todo o Amazonas. No Estado, o atendimento de pessoas com fibrose cística e outras doenças triadas pelo Teste do Pezinho é feito na Policlínica Codajás, no Serviço Referência em Triagem Neonatal, que disponibiliza atendimento com equipe multidisciplinar com acompanhamento médico , nutricional e psicológico.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco