Dr Carlos Henrique Castelletti | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 06/07/2021 17:19

Dr Carlos Henrique Castelletti, biólogo e pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estará na mesa Desmistificando a biologia na vida de quem tem fibrose cística do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística – saiba mais sobre a programação no site eventos.congresse.me/simposiofc2021

Essa mesa também contará com a participação do professor titular do Departamento de Pediatria e coordenador da disciplina de Pneumologia Pediátrica da Universidade de Campinas (Unicamp), Dr José Dirceu Ribeiro, e com a mediação e relato de vida real do biomédico Dr Miquéias Lopes-Pacheco. Conversamos com o Dr Carlos sobre suas expectativas para o evento. Confira:

Como foi seu primeiro contato com a fibrose cística e como isso impactou sua vida profissional e pessoal? 

Até 2010 conhecia a fibrose cística apenas pelos livros, como exemplo de doença rara e de caráter recessivo. Quando minha filha mais velha nasceu, em setembro de 2010, e o Teste do Pezinho indicou a doença, passei a conhecê-la melhor do ponto de vista de pai. A busca por mais informações era inerente, bem como por profissionais que pudessem atendê-la. 

O contato com esta nova realidade, do ponto de vista familiar, me fez perceber o quanto fazia falta um esclarecimento maior sobre a doença e como a identificação da mutação era importante para os responsáveis do ponto de vista emocional. 

Como pesquisador da área de genética, genômica e bioinformática, enviei um projeto para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao lado dos meus colegas, e fomos contemplados para realização do sequenciamento do gene CFTR das pessoas diagnosticadas com a doença de Pernambuco. Procuramos entender como estas variações podem afetar a estrutura da proteína, principalmente em variações missenses. 

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística? Compartilhe conosco um pouco sobre o que vai trazer durante a sua apresentação.

Ainda estamos trabalhando o tema, mas entendo que é preciso apresentar ao público, principalmente o não especializado, uma forma simples de entender termos que fazem parte da vida de quem tem fibrose cística, como variações, mutações, exoma e sequenciamento, isso do ponto de vista genético, e associá-los com as manifestações clínicas quando possível. 

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Tenho dois papéis vinculados à fibrose cística, e estes se misturam constantemente. Agora mesmo estou, como pai, no hospital olhando para minha filha e pensando no acesso a informações e cuidados médicos. Como cientista, entendo que sem a Ciência não há como obtermos novos dados e gerarmos informação de qualidade que possa atender a sociedade. É preciso protagonismo dos diversos setores envolvidos para que tenhamos políticas públicas eficientes e que aumentem a qualidade de vida de quem tem a doença.

Garanta a sua vaga

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 para se inscrever no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. O evento, 100% online, é promovido pelo Instituto Unidos pela Vida com patrocínio de Omron e Abbot, e acontece nos dias 6 e 7 de agosto. Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco