O Carnaval chegou! Caia na folia sem descuidar da saúde!

Comunicação IUPV - 24/02/2020 10:52

É Carnaval! Época de muita festa, dança e diversão! Algumas pessoas aproveitam essa época para descansar no feriado, mas a maioria dos brasileiros opta por viajar, participar de festas e seguir blocos de rua cheios de gente, música e alegria.
Ninguém quer ficar de fora dessa época tão celebrada no Brasil, não é verdade? Mas se você ou seu familiar tem Fibrose Cística, é importante aproveitar o Carnaval sem esquecer de cuidar da saúde. Divirta-se muito e aproveite para dar uma olhada nas dicas que o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou para que você curta o Carnaval da melhor maneira possível!
Alimentação NOTA 10!
É tanta festa que cuidar da alimentação pode não ser a prioridade dos foliões com Fibrose Cística. Mas precisa ser! Alimentar-se adequadamente ajuda a manter ou melhorar seu estado nutricional e evita deficiências de energia, vitaminas e minerais. Por isso, apesar das comidas industrializadas e os fast-foods se mostrarem como opções tentadoras durante o Carnaval, busque sempre realizar refeições saudáveis e leves.
Reposição de sal NOTA 10!
No Carnaval a gente dança, pula, diverte-se e sua muito! Por isso, a suplementação de sal deve ser realizada para repor as perdas que acontecem por meio do suor, já que é muito comum que pessoas com Fibrose Cística tenham o suor mais salgado que o normal, tornando a reposição ainda mais necessária nessas situações. Alimentos com mais sal, bebidas isotônicas e soro caseiro ou industrializado podem ser alternativas. Na dúvida, sempre busque orientação médica para que o profissional que lhe acompanha oriente sobre as melhores opções para o seu caso.
Locais fechados NOTA 0! 
Festas realizadas durante o Carnaval sempre são cheias de gente, e essa lotação pode trazer riscos para a sua saúde. Por isso, opte sempre por locais abertos e com boa ventilação. Essa atitude ajudará a evitar a contaminação com germes e bactérias. Além disso, lave as mãos com frequência e tenha sempre um álcool em gel por perto para utilizar sempre.
Hidratação NOTA 10!
Durante o Carnaval, não se esqueça de beber muita água! Mantenha-se sempre hidratado e não espere sentir sede para beber algo. Isso evitará que você fique desidratado e tenha que ir embora da festa mais cedo. Além disso, opte sempre pela água ou bebidas isotônicas e fique longe das bebidas alcoólicas ou cafeína. Essas bebidas são consideradas diuréticas e aumentam a perda de líquido no organismo, acelerando a desidratação.
Gostou das dicas? Segui-las é muito fácil e pode lhe ajudar a curtir o Carnaval com mais saúde, aproveitando ainda mais essa época tão divertida do ano. Mas lembre-se: quando tiver dúvidas, procure sempre seu médico. Ele poderá lhe ajudar e orientar sobre esses e outros cuidados necessários para que você curta todos os bloquinhos sem descuidar da saúde.
Por Kamila Vintureli
Referências:
Manual de Nutrição para Pacientes Fibrocísticos – Série Fibrose Cística (Cuidar bem para viver mais e melhor). Linha FC da United Medical
https://www.cysticfibrosis.ca/wp-content/uploads/2013/09/SummerTipsFor_CF_careE.pdf
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco