Baixe aqui a cartilha “Terapia inalatória na fibrose cística”

Comunicação IUPV - 05/01/2022 07:14

Clique aqui para baixar a cartilha Terapia inalatória na fibrose cística, material produzido pela fisioterapeuta Adriana Virginia Barros Faiçal, que trabalha no Centro de Referência em Fibrose Cística do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), atualmente faz Doutorado e sua linha de pesquisa é focada na área de reabilitação em fibrose cística.

Também participaram da produção do material a enfermeira do Centro de Referência em Fibrose Cística do complexo HUPES e mestranda no PIOS- UFBA, Juliana Cana Brazil Costa, e a farmacêutica do HUPES, Fernanda Fontenelle. Adriana afirma que o objetivo do material é ser um guia para pais, cuidadores e pessoas diagnosticadas com fibrose cística.

“A terapia inalatória faz parte do tratamento de quem tem fibrose cística, e compreender as formas adequadas de utilizar e armazenar os medicamentos, além de ter informações sobre a manutenção e higiene dos nebulizadores, são aspectos essenciais e que vão ajudar na prevenção de novas infecções e otimizar o tratamento.”

Além desta cartilha, Adriana também produziu, ao lado de suas professoras orientadoras e do fisioterapeuta Danilo d’ Afonseca, uma cartilha ilustrada para crianças que aborda a importância da fisioterapia respiratória e dos exercícios físicos no tratamento para a doença. Clique aqui para conferir o material na íntegra. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco