Cientistas britânicos estão desenvolvendo novo medicamento para FC que pode diminuir infecções pulmonares e aliviar os sintomas da doença

Instituto Unidos pela Vida - 18/06/2015 10:08

shutterstock_131008562Nota importante: as informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O texto abaixo traz dados de uma pesquisa científica, de um medicamento que ainda não tem aprovação para o Brasil.

Um novo medicamento, chamado de Lynovex, pode ser o novo aliado no combate aos sintomas da Fibrose Cística, atuando no controle de fungos e bactérias que causam as infecções pulmonares.

Desenvolvido pela empresa britânica de biotecnologia NovaBiotics, o Lynovex também ajudaria os pulmões a funcionarem melhor e por mais tempo. Os resultados clínicos da Fase II foram apresentados no último dia 12, dia em que ocorreu a conferência anual do European Cystic Fibrosis Society.

O principal componente do medicamento é o Cysteamine, que é um remédio usado há mais de 20 anos para tratar uma doença também rara conhecida como Cistinose.

As infecções que pacientes com FC podem sofrer durante o ano podem ter um impacto irreversível na função pulmonar e na qualidade de vida. Há uma clara necessidade médica de novos tratamentos que possam ser desenvolvidos não para eliminar somente bactérias, mas que também possam aliviar os sintomas.

O fato do Lynovex já ter aprovação para uso clínico, significa que também poderia ser rapidamente aprovado para uso em pessoas com Fibrose Cística. “Sabemos que é seguro, ” comenta o cientista Dr. Douglas Fraser-Pitt, da NovaBiotics. “Agora só precisamos comprovar sua eficiência neste grupo de pacientes nos testes futuros que iremos realizar. O medicamento tem potencial de fazer uma grande diferença no tratamento. ” O professor Devereux, um dos responsáveis pelos testes, comentou que os resultados obtidos são bastante promissores, já que os pacientes demonstraram uma melhora considerável em seu estado de saúde.

A CEO da NovaBiotics, Dra. Deborah O’Neil, comentou: “Esse resultado animador é a chave no processo de desenvolvimento do Lynovex. O medicamento não só foi bem tolerado e absorvido pelo organismo dos pacientes, como também alcançou os pulmões em faixas de concentração nas quais sabemos que um potente efeito antibacterial pode ser provocado”.

Fontes:
http://www.bbc.com/news/uk-scotland-33100345
http://www.scotsman.com/news/health/drug-brings-new-hope-for-cystic-fibrosis-victims-1-3801254
http://revoscience.com/en/phase-iia-clinical-study-results-for-novabiotics-lynovex-presented-at-the-38th-annual-european-cystic-fibrosis-symposium/

Traduzido por Leandro Martins: Atuou como professor de Inglês, é estagiário de Projetos e Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida e também colabora com a tradução de textos para publicação em nosso site.

Fale conosco