Instituto Unidos pela Vida é certificado e recebe Selo HONCode

Instituto Unidos pela Vida - 03/02/2015 11:08

instituto-unidos-pela-vidaO Instituto Unidos Pela Vida recebeu neste mês o selo internacional HONcode, da entidade ligada à ONU Health On the Net. Destinada a sites de saúde, é uma certificação que garante que todos os conteúdos veiculados são úteis e confiáveis.

O portal do Instituto Unidos pela Vida é o maior do país destinado à Fibrose Cística e constantemente ​fornece​​ conteúdos para familiares, pessoas com FC, acadêmicos e profissionais da área de saúde,​ com o objetivo de ​conscientizar a população acerca da doença, bem como apoiar todas as familias e contribuir para o conhecimento de profissionais e acadêmicos de saúde.

​Segundo a fundadora e diretora do Instituto, a psicóloga e também paciente com Fibrose Cística Verônica Stasiak Bednarczuk, o selo HONcode certifica que o material elaborado e divulgado pelo Instituto ​é de qualidade, pois atende a princípios como confiabilidade das informações e credibilidade dos profissionais que escrevem e revisam as matérias.​​ “Este selo comprova que nossos valores são seguidos a risca e que nossa preocupação é informar com qualidade, atendendo a todos com carinho e prestatividade. Recebemos mensalmente centenas de contatos de familiares e demais interessados no assunto e mais de 30 mil visualizações de página todos os meses. A partir de agora, com esta certificação, somos auditados sobre o que é publicado e podemos garantir a segurança da nossa comunicação”, explica Verônica.

Para receber essa certificação o portal do Instituto Unidos Pela Vida foi avaliado em oito princípios do código de conduta do HON. São eles:

honcodeAutoridade: todas as orientações fornecidas são dadas por profissionais treinados e qualificados.

Complementaridade: os materiais do portal servem para apoiar o relacionamento entre médicos e leitores.

Confidencialidade: o site respeita os dados confidenciais dos leitores e pacientes.

Atribuições: O site traz no texto as referências de onde os materiais foram retirados e apresenta a data das publicações no topo do texto.

Justificativas: quando cita algum tratamento ou produto comercial, o site traz comprovações de que os itens são realmente benéficos.

Transparência na prioridade: todas as informações do site são apresentadas claramente, bem como o endereço de contato do webmaster.

Transparência do patrocínio: caso a página receba qualquer tipo de patrocínio, apresentará claramente quais são as instituições.

Honestidade da publicidade e da política editorial: se o site tiver como fonte de renda algum tipo de publicidade, ele será claramente apresentado para o leitor. Além disso, o veículo apresentará a sua política de divulgação.

O selo internacional HONcode tem validade de 1 ano e, após esse período o Instituto Unidos Pela Vida deve passar por uma nova avaliação para renovar a certificação.

Para verificar nossa certificação, acesse: este link.

Fale conosco