Confira o Registro Brasileiro de Fibrose Cística de 2021

Comunicação IUPV - 05/02/2024 13:50
Registro Brasileiro de Fibrose Cística de 2021

O Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) disponibilizou recentemente o Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC) 2021, a atualização mais recente do material. Clique aqui para visualizar o material na íntegra.

Considerado como um dos materiais mais importantes para o registro da fibrose cística no Brasil desde 2009, o REBRAFC traz informações sobre a presença e distribuição demográfica de pessoas diagnosticadas com a doença no país e informações sobre diagnóstico, acompanhamento e tratamento da patologia.

Destaques 

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística destacou alguns dos dados presentes no Registro Brasileiro de Fibrose Cística de 2021. Confira!

  • Na momento da coleta dos dados para análise, havia 6.427 indivíduos registrados na plataforma;
  • Desse total, 74,26% são menores de 18 anos e 25,64% têm 18 anos ou mais;
  • O uso de moduladores de CFTR foi reportado em 71 indivíduos no ano de 2021;
  • Do total de 6.427 indivíduos, 15 eram estrangeiros, de países como Estados Unidos, Espanha, Chile e Portugal;
  • Os estados com mais pessoas com fibrose cística de acordo com o nascimento são São Paulo com 24,9%, Minas Gerais com 11,8% e Rio Grande do Sul com 10,2%.

Esses e outros dados você confere clicando aqui e acessando o REBRAFC 2021 completo.

Sobre o GBEFC

O Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística é uma organização sem fins lucrativos criada em 05 de novembro de 2003 e formada por profissionais da saúde que atuam com a patologia. A divulgação de pesquisas, o treinamento de pessoal, o auxílio na implantação de centros de tratamento para a fibrose cística no Brasil, a realização de congressos nacionais sobre a doença e a atuação junto ao Ministério da Saúde para a definição de um protocolo nacional de atenção à fibrose cística são algumas das atividades realizadas pelo GBEFC. Clique aqui para visitar o site da organização e saber mais.

Por Kamila Vintureli 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco