Conheça os riscos do tabaco e proteja sua saúde respiratória

Comunicação IUPV - 31/05/2025 07:46
Riscos do tabaco

O hábito de fumar prejudica a saúde de qualquer pessoa, porém, a exposição ao tabaco pode ser ainda mais prejudicial para quem tem uma doença respiratória. De acordo com o Ministério da Saúde, o tabaco é responsável por aproximadamente 200 mil óbitos anualmente. 

Considerado como uma doença crônica, o tabagismo é resultado da dependência à nicotina e representa um fator de risco para dezenas de patologias, dentre elas, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a tuberculose.

Isso acontece pois quem fuma pode inalar mais de 4.720 substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia e cetonas, além de mais de 40 substâncias consideradas cancerígenas, como arsênio, níquel, chumbo e resíduos de agrotóxicos.

O fumo passivo também pode trazer prejuízos para a saúde de quem convive ao redor dos  fumantes ativos. O tabagismo passivo acontece quando há a exposição involuntária à fumaça do tabaco. Em um curto período de tempo, ele pode causar reações alérgicas, como rinite, tosse, além da exacerbação da asma. 

Em pessoas adultas que são expostas ao fumo passivo por muito tempo, ele pode causar diversos problemas de saúde, como câncer do pulmão, enfisema pulmonar e bronquite crônica. No caso das crianças, a exposição passiva pode elevar a quantidade de infecções respiratórias, além do desenvolvimento de bronquite, pneumonia e bronquiolite.

Tabagismo e fibrose cística

Na fibrose cística, a exposição à fumaça do cigarro, de forma ativa ou passiva, causa a irritação na mucosa dos pulmões, o que provoca tosse e a produção elevada de muco. Nesses casos, há o aumento do risco de infecções por bactérias, além da piora dos sintomas respiratórios.

Além das consequências negativas para a saúde dos pulmões, o tabaco também altera o apetite e os hábitos alimentares de quem fuma, situação que pode trazer consequências nutricionais, como perda de peso por conta da falta de alimentação correta.

DPOC

De acordo com a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), a DPOC tem uma característica obstrutiva que causa o comprometimento das estruturas de troca gasosa, situação que é resultado da destruição do tecido pulmonar, inflamação crônica das vias aéreas, broncoconstrição, edema de mucosa e hipersecreção brônquica.

No caso da DPOC, o desenvolvimento acontece depois que o paciente é exposto de forma prolongada a gases e partículas nocivas (como queimadas, poluição, uso de lenha para cozinhar), surgindo, muitas vezes, como consequência do tabagismo (não somente cigarro, mas também narguile, maconha, cachimbo, vape ou até o fumo passivo, por exemplo). Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

Problemas para além do tabaco

O cigarro de tabaco não está sozinho na lista dos itens que podem trazer danos para a saúde. Os cigarros eletrônicos, vaporizadores e charutos também são prejudiciais, já que também podem ter nicotina e outras substâncias tóxicas. Por conta disso, a utilização desses itens ou a exposição passiva à fumaça que eles produzem não são indicadas para qualquer pessoa, especialmente para quem tem uma doença respiratória.

Agora que você conhece os riscos que o tabaco pode trazer para a sua saúde e das pessoas ao seu redor, evite a exposição a essas toxinas e tenha cada vez mais qualidade de vida. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da saúde.

Por Kamila Vintureli

Referências:

ALMA, L. Mixing Second-Hand Smoke and Cystic Fibrosis. Very-well Health. 04 de junho de 2019. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/cystic-fibrosis-causes-risk-factors-998222 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Tabaco e saúde pulmonar. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/manual-dia-mundial-sem-tabaco-2019.pdf 

NATIONWIDE CHILDREN’S. Secondhand Smoke and Cystic Fibrosis (CF). Disponível em: https://www.nationwidechildrens.org/family-resources-education/health-wellness-and-safety-resources/helping-hands/secondhand-smoke-and-cystic-fibrosis-cf 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.