Atualização sobre a COVID-19 – Nota da Fundação Americana de Fibrose Cística, CFF

Comunicação IUPV - 11/03/2020 11:18

Enquanto as autoridades de saúde pública avaliam o risco do coronavírus (COVID-19), a Cystic Fibrosis Foundation (CFF) está monitorando de perto a propagação do vírus nos EUA e no mundo e avaliando ativamente as potenciais implicações para as pessoas que têm Fibrose Cística. O número de casos de COVID-19 nos EUA está crescendo, e embora a ameaça imediata atual seja baixa para a população em geral, acredita-se que as pessoas que têm condições clínicas crônicas subjacentes, como a Fibrose Cística, podem estar em risco de complicações mais graves de COVID-19.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC)*, atualmente acredita-se que a COVID-19 se espalha principalmente através do contato pessoa a pessoa por meio de gotículas que entram na boca ou no nariz de pessoas que estão próximas (a uma distância de um metro e oitenta) quando alguém tosse ou espirra. 
Também é possível que o COVID-19 possa ser transmitido a alguém que toca uma superfície ou um objeto que contenha o vírus e, em seguida, leve a mão à boca, ao nariz e, possivelmente, aos olhos. Ao que tudo indica, os sintomas de COVID-19 aparecem geralmente dentro de 14 dias após a exposição e incluem febre, tosse e falta de ar. Entre em contato com o seu médico caso desenvolva esses sintomas ou para obter orientação específica relacionada à sua saúde.
Similarmente às recomendações para evitar os germes do dia a dia, os CDC – que são a melhor fonte de informação sobre a COVID-19 nos EUA – recomendam os seguintes cuidados para evitar exposição ao COVID-19:

  • Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, e por pelo menos 20 segundos. Caso não seja possível lavar as mãos com água e sabão, use desinfetante para as mãos à base de álcool, que contenha pelo menos 60% de álcool.
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca se suas mãos não tiverem sido lavadas.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço de papel e em seguida jogue no lixo, e lave ou desinfete as mãos após descartar o lenço de papel. A CF Foundation recomenda que, se você não puder tossir ou espirar usando um lenço, faça-o na dobra do braço.
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies que são manuseados com frequência.

A CF Foundation também recomenda que as pessoas com FC considerem reorganizar seus planos de viagem para regiões onde tenha havido transmissão de COVID-19 de pessoa para pessoa. 
Fonte: https://www.cff.org/News/News-Archive/2020/Update-on-COVID-19/
Foto: Médico foto criado por freepik – br.freepik.com
Traduzido por Vera Carvalho, voluntária de tradução para o Instituto Unidos pela Vida. Vera é tradutora profissional com especialidade na área científica (carvalho.vera.carvalho@gmail.com).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco